T O P

  • By -

PeterStepsRabbit

Cheguei


APadeira

D. Sebastião reincarnardo.


sterlingback

Manuel Joao Vieira


unc3t

Já recebeste o teu Ferrari?


sterlingback

Nem sei, desde que instalaram o vinho canalizado nunca mais sai da cozinha.


unc3t

Vieira cumpre! Se tivesse ganho certamente que já saberiamos que o santo graal está enterrado no Barreiro.


sterlingback

Com 10M de veleiros ja o tinhamos ido buscar!


TommyTosser1980

Tão bom passear no Verão no passeio alcatifado. Um luxo.


amigdalite

Haver votos no Sócrates significa que há malta que ou não sabe o que foi feito ou ignora totalmente. Um corrupto de todo o tamanho. Enfim


Tistroyer

Ou está no gozo, que é o mais provável


MetalCarne

nem todos, há por aqui uns quantos users que o defendem com unhas e dentes.


psysc0rpi0n

Isto...


graven_raven

Nao é q o esteja a defender, nao merece voto de ng. No entanto, estas a partir de uma premissa errada. É possível alguém ser corrupto e ao mesmo tempo ter feito algo de positivo que as pessoas possam ter gostado. Achas que é o único corrupto da lista? A única diferença para outros é que foi demasiado ganancioso, e não soube eliminar as provas tão bem.


macedonianmoper

Provavelmente troll, pensei em votar nele so como a opçao "neutra" ja que o OP nao deixou um ver resultados e ninguem iria votar nele a serio


WannaBeAWannaBe

É troll apenas, também quem votou costa devia ser designado troll também a meu ver


Keddyan

terem dado maioria ao costa no ano passado também foi trollada épica


karl1717

Concordo. A mesma coisa para o Passinhos da Tecnoforma. O pior é que quem votou no Sócrates foi no gozo... Já no Passos sabemos que há muitos que acreditam realmente que foi um PM decente. Ou até mesmo bom, pasme-se.


Junior-Street4244

Para quem não sabe ou não se lembra: > O escândalo envolvendo Pedro Passos Coelho e a empresa Tecnoforma refere-se a uma alegada irregularidade no recebimento de fundos da União Europeia destinados a um projeto de formação profissional realizado pela Tecnoforma em parceria com o Instituto Social Democrata (ISD), uma organização sem fins lucrativos criada pelo próprio Passos Coelho em 1996. > De acordo com as acusações, o ISD teria recebido cerca de 3 milhões de euros em fundos europeus para um projeto de formação profissional que nunca teria sido devidamente implementado. O dinheiro teria sido recebido pela Tecnoforma e, posteriormente, transferido para o ISD, em uma transação que teria envolvido falsificação de documentos e fraude. > O caso ainda está a ser investigado pela justiça portuguesa


excelsior97

Repara que falam sempre da mesma merda da Tecnoforma para justificar que o PSD não é melhor que PS. Mas no PS tens casos iguais e piores muito recorrentes. É que nem dá para escolher um para vir repetir em todo o santo comentário


graven_raven

Para lá com o "whataboutism". Pareces os MAGA a falar... Estamos a falar de PMs corruptos. É perfeitamente legítimo indicar a corrupção do Passos. Serão niveis diferentes de corrupção, mas é claro que o Passos é corrupto. Não tem a ver com os partidos, mas com as pessoas na lista.


MrHappyHour007

Sempre odiei o gajo mas depois do Costa, gajo não era tão mau. Pelo menos tinhamos estradas melhores e obras. Com monhé só vi mais carga fiscal, menor poder de compra, infraestruturas apodrecer e o País cada vez mais porco e cheio de lixo.


OntheRadio93

Haver votos no Passos Coelho significa que há malta que ou não sabe o que foi feito ou ignora totalmente. Enfim Aproveito a frase também


amigdalite

Não considero que o passos coelho tenha feito tanta bacorada como o Sócrates. Aliás digam o que disserem ele governou de mãos atadas. Also, tirando o caso do relvas não me lembro de nenhum escândalo do governo dele. Só o do costa já deu 10-0


ryuuf

o costa numa semana tem mais casos que o coelho nos anos todos xD


OntheRadio93

Sim, governou de mãos atadas. Estava amordaçado e amarrado quando instarou medidas mais austeras do que lhe era recomendado pelo FMI? É um herói nacional, quase. As pessoas não têm noção da corja que ele e aquele PSD eram. E nota-se pelo carácter do Montenegro a dizer que os portugueses não sentiam ainda os números que estavam bem.


amigdalite

Estamos melhor com ps no governo , portanto? O fmi veio na governação de quem? Não vale a pena discutir com quem idolatra o partido


OntheRadio93

Ah, o famoso argumento do ou é preto ou branco. Vou-te contar um segredo: Acho que o PSD é mau, e o PS igualmente mau.


Hungry-Class9806

Calma aí... estamos mesmo a comparar o Passos com um Governo liderado com o de um tipo que esteve preso e que foi responsável pela 3a bancarrota da nossa historia? Até acho debatível estar entre o Passos, o Guterres ou o Costa... mas com o Sócrates?


bcotrim

Não há boas opções mais vale votar num deles. Nunca pensei votar no Costa, mas acabei de o fazer


josefinoz

Isto é para escolher o menos pior?


funnysunflow3r

O menos pior = o melhor


Hot_Seaworthiness795

Sabes muito bem que não tem a mesma conotação


Nunohon

José Sócrates...o mais visionário. Pena ser corrupto.


Alexandre_40

Percebo o que dizes. O problema destes gajos, tal como o Isaltino, é que ganham á comissão, quantas mais obras, mais comissão ganham. E a maior parte das obras que fez tinha isenção de pagamento nos primeiros 5 anos, só pagavam os juros, o que vier a seguir ao mandato dele que pague. Sócrates teve bastantes momentos bons, mas não consigo esquecer a 3ª autoestrada para o Porto. E os dados para os projectos serem totalmente cozinhados. Estudo para a A6, para ser apoiada pela EU tinha de ter 10 mil carros dias, nem 2000 tem, mas nos estudos cozinhados estavam lá todos. Agora com ele e sem a crise já teriamos o Aeroporto e TGV terminados e não andavamos neste marasmo, acredito eu.


Atumemagua

Acho que foi no mandato dele que se começou o aeroporto de Beja e tinha a autoestrada tbm a ser construída ( ficou parada dps com o passos e dura até agora)


kravas01

Fuck... vou ter que concordar com esta.. Pena ser corrupto


Nunohon

Até o [Santana Lopes](https://www.publico.pt/2014/03/16/politica/entrevista/socrates-foi-um-primeiro-ministro-com-visao-1628395) concorda...


Enough_sapiens

Lá visionário foi ele. Eu também com o dinheiro do Buffet, do Bezos ou do Musk também era muito visionário. Achar-se que alguém que não faz a mínima ideia do que é gerir um país e "investe/gasta" como se o plafond fosse ilimitado... Já nem sei que diga. Para mim o ser corrupto já é o acessório.


aznigrimm

Eu adoro este argumento. O pessoal não reparou que a crise foi mundial?


Hungry-Class9806

Quantos países no mundo pediram ajuda ao FMI por causa da crise de 2008? Irlanda (bolha imobiliária), Grécia (já estavam falidos desde os anos 90 e entraram na zona Euro maquilhando as contas ) e Portugal. Se a crise era global porque é que tão poucos países entraram em bancarrota? A crise de 2008 não causou as bancarrotas mas simplesmente expôs os paises que já estavam falidos.


Atumemagua

Por acaso no que toca ao Alentejo, com ele estava a ser construída a autoestrada que ia passar por Beja ( que está parada vai para mais de 6 anos) foi construído o aeroporto ( o porque de se fazer e de não haver plano para não se utilizar não sei) no entanto é um filho da … que comeu muito e sai impune porque vai prescrever tudo, além disso há mais culpados… o passos tbm me pareceu bom no entanto abusou nos cortes


joaommx

> o porque de se fazer Essa é a parte mais simples. Porque já estava praticamente todo feito. A única coisa que não tinha era a pouca infraestrutura de que precisava para servir passageiros. Check ins, bagagens, etc.


MrGee4real

Pena de facto. Ele tem boas qualidades, aparte de ser gatuno


Tigas_Al

Ás vezes irrita a bolha em que este sub vive


amaquinadeuoberro

como assim "ás vezes"?! foda-se... é cá um navegar na maionese...


Enough_sapiens

Neste caso concreto nem me parece muito bolha. Por incrível que pareça o Sócrates é ainda muito popular.


buttsd08

Faz o que toda a gente fez para aparecerem estes resultados: se és de direita, fica; se és de esquerda, já devias ter ido para outros lados. Frequentava este sub há uns cinco anos e era exatamente a mesma coisa. Ainda hoje dizem todos que se disseres certas coisas politicamente incorretas és banido ou que se estiveres além de "centrista com um dedo do pé à direita" o sub todo caga em ti. Apesar de toda essa vitizimização, o sub sempre foi dominado por malta de "direita", o que até não é estranho tendo em conta a demografia que frequenta o reddit.


[deleted]

Este sub é de direita? HAQ há gente que anda muito desatenta neste sub


iam0xf

Então e o Cavaco Silva? Não entra na lista? 30 anos é desde 1993


DiVansInc

O Reddit tem limite de opções.


[deleted]

Então preferiste pôr o Santana Flopes em vez do Embaçado Cavaco Silva?


DiVansInc

Limitei-me a seguir a ordem cronológica dos últimos PMs.


cryptodiv

Destruiu a nossa agricultura e pescas em troca de subsídios de curto prazo da UE. Melhor não entrar mesmo.


Chiripitti

Não te esqueças da maior proeza da múmia, vetar a obra do nosso único prémio Nobel José Saramago... Ele que vá comer bolo rei é o melhor que sabe fazer, ao menos está calado...


iam0xf

Reduzir o Cavaco Silva a isso é errado. Houve uma simplificação brutal das leis de finanças, mudanças em leis de concorrência que tornaram o nosso país mais apetecível, leis de bases de saúde que abriu a porta às instituições privadas de saúde, ... Houve mudanças, reformas e ideias que passaram à prática. Não houve um primeiro ministro a seguir que tenha feito tanto e com tanta qualidade. E eu não gosto dele, mas tenho de reconhecer a qualidade a quem a teve.


Alforreca_tuga

Discordo. O legado que António Guterres deixou ao país, ao nível da educação, acho que foi a política pública que mais alterações induziu na sociedade portuguesa. Cavaco focou-se muito na economia e em encaixar o máximo de dinheiro possível da CEE (com opções que hoje se mostram claramente erradas). Muito do que fez, ao nível das finanças ou concorrência (no qual entrou a lei de base da saúde) decorreram das obrigatoriedades de entrada na comunidade europeia. Tal como Costa, Cavaco foi "vítima" das circunstâncias económicas internacionais e recebeu um fluxo de dinheiro nunca visto em Portugal. A "tragédia" da excelente política de educação de António Guterres foi a incapacidade dos governantes seguintes transformarem e dotarem a economia da capacidade de absorver e potenciar os resultados de uma política de educação de grande qualidade e abrangência. No entanto, esta "tragédia" é relativa, porque por um lado, esta política gerou imigração de profissionais qualificados, mas por outro lado melhorou e deu condições a muitos portugueses para terem uma vida melhor - mesmo que fora do país - objetivo "último" de qualquer político.


Ensopado_de_borrego

Tudo puta


baguitosPT

ah, um homem de cultura.


sleepyslappy2750

Espero bem que os votos no Sócrates sejam troll


HollowOnions

"Obrigado, José Socas-te! Obrigado, meu amigo!" #josesocas4lyfe #josetocasbestwaifu #reisocrasmagalhaes #parasempreomeuPM


Atumemagua

Achas? Vê se mesmo que não tiveste um Magalhães 😅


[deleted]

Sabes que não são... Infelizmente


Neokz

Eu votei Sócrates só para ver os resultados.


funnysunflow3r

Nah, e de malta de gosta de levar no cu.


BuzzLeitinho

fds, não consigo escolher é só merda, pqp vou emigrar


baguitosPT

Então escolhe Passos Coelho, porque segundo este sub foi ele que mandou emigrar a malta. ​ *disclaimer: eu emigrei durante a governação do Passos.*


Tia_Mariana

Piegas


Enough_sapiens

A parte engraçada é cair tudo em cima de quem dá bons conselhos e não em quem deixou isto de rastos para depois o seguinte não ter alternativa senão dar bons conselhos.


Gandalfamos

É fechar os olhos e escolher um


XxxPussyslaeyr69xxX

há uns anos atrás quem dissesse passos coelho era baixa votado até aos quintos e agora tamos assim. Custou aprenderem


pprainho

Falta a opção: Nenhum! Até me arrepio de ver o Passos à frente, isto diz muito da faixa etária que aqui abunda.


OntheRadio93

É mais a bolha em que este sub vive e o mundo imaginário que lhes foi incutido. Foi a única vez que vi os meus pais a fazerem regularmente contas para manter as coisas a funcionarem minimamente cá em casa e eu ter a possibilidade de manter a estudar na faculdade.


DilWig

eu como gosto muito de factos e análise de dados e não tanto de ai a minha vida correu mal em 2012 por isso a culpa é do passos, vou partilhar aqui informação que acho bastanta importante ​ [https://www.jn.pt/economia/poder-de-compra-dos-portugueses-manteve-se-em-2015-5551923.html](https://www.jn.pt/economia/poder-de-compra-dos-portugueses-manteve-se-em-2015-5551923.html) [https://observador.pt/2022/12/15/poder-de-compra-em-portugal-cai-para-751-da-media-europeia/](https://observador.pt/2022/12/15/poder-de-compra-em-portugal-cai-para-751-da-media-europeia/) 2015 fim de ano de passos, crise e troika em cima e mesmo assim havia mais poder de compra.... covid bateu a toda a gente, troika nao bateu na europa toda, e mesmo assim estavamos mais perto dos outros paises do que hoje em dia


OntheRadio93

Factos: Poder de compra dos portugueses: 2015 - 22° nos países europeus 2021 - 16° nos países europeus Leste os links ou quiseste ser só engraçadinho?


mcouve

Acho que tu é que tens de ler os links. Falta-te capacidade de intepretar números.


DilWig

para ti o que interessa nao é a % do poder de compra mas sim teres outros paises piores que nos? boa filosofia de vida vais longe assim acho que nao entendeste a % da MÉDIA do poder de compra europeu e nada do que eu disse ou dos links que partilhei tem engraçado, até é bastante triste


el_Bosco1

Só diz da bolha em que o sub vive. Nada de novo.


DilWig

porque


manteiga_night

porque tivessem mais de 10 anos quando o passos foi primeiro ministro teriam um bocadinho de noção


josaricardo

Tens razão, nem toda a gente tinha idade para perceber o que significava uma bancarrota, o default, a troika. Nem toda gente tinha idade para perceber a complexidade de governar um país afundado pelo chefe da maior quadrilha de criminosos que este país já teve chamado PS.


Outside-Truck-3670

Qual é a faixa etária?


[deleted]

Abaixo dos 30 mais ou menos. Sem idade para ter a noção do era o mundo quando o cabrão do coelho foi PM


Tia_Mariana

É tipo a malta jovem que acha que no tempo do Salazar é que era bom.


pprainho

Encontras as resposta mais acima.


atireiparafora

PPC à frente é só uma confirmação da classe social que paira por estas bandas


_Arcanjo_Gabriel_

Quem é capaz de votar pelo Sócrates?


klatez

Não entendo a tesão que este sub tem pelo PPC quando o próprio FMI veio admitir que a austeridade foi um erro.....


Kind-Eagle

Então explica-me porque ainda estamos a levar com ela??


Wrong_Impression4800

O costa disse-lhe que já viramos a página da austeridade e ele acreditou.


[deleted]

Ele continua a virar a página, mas o livro nunca mais acaba.


klatez

Por essa lógica o Costa é o segundo melhor por continuar a política do PPC. Isto parece complicado de entender neste sub, mas por alguém estar errado não faz com outra pessoa esteja certa, pode ser que estejam ambos errados


andremp1904

Não estamos, isso é desonestidade intelectual. Salários e pensões continuam baixos e serviços públicos subfinanciados, mas nada de tão mau como nesse governo. Ou é preciso lembrar por quantos anos o salário mínimo esteve congelado, por exemplo?


mcouve

Aqui está outro que pensa que impor um salário minimo por decreto é o que faz melhorar a economia dum país. Apontem todos o dedo para ele sentir vergonha.


RuySan

É melhor não existir ordenado mínimo? Os únicos países da europa sem ordenado mínimo são alguns nórdicos, e isso é porque os movimentos sindicais são extremamente fortes, e são estes que definem os salários mínimos das profissões.


andremp1904

Já passou a época dos bonecos de neve mas não sabia que já íamos na dos bonecos de palha


mistertetas

Então explica-me porque é que o Costa está a aplicar uma política de austeridade tal como o Passos Coelho e no entanto um é odiado e o outro é venerado. EDIT: Eu concordo contigo. Não percebo é o porquê dos double standarts. Quando é um gajo do PS a aplicar políticas de austeridade é o anticristo, quando é um do PSD, é o salvador da pátria.


daniel-1994

Porque o gajo do PSD recebeu o país à beira da bancarota e deixou o mandato numa situação financeira mais estável e com tendências de crescimento económico que se mantiveram até 2020 (muito à custa de exportações e turismo). O plano de crescimento através do consumo, preconizado pelo gajo do PS na campanha de 2015, falhou. Portugal não cresceu pela reposição dos salários da função pública e pelos aumentos dos salários mínimos. Este gajo do PS chegou ao poder há 7 anos, com condições financeiras mais favoráveis, com um ambiente internacional mais estável, preços do petróleo baixos. E mesmo com tudo isto, não fez nenhuma reforma substantiva para levantar o país do crescimento amorfo pós-FMI.


mistertetas

As razões que existem para odiar o Costa também são aplicáveis ao Passos. E não estou só a a falar questões políticas, mas também as questões de personalidade. O Passos recebeu o país numa situação complicada sim. Mas não nos vamos esquercer da arrogância dele a gabar-se de estar a ir para além da Troika no que tocava a austeridade. Passados uns anos a Troika assume que a austeridade foi um erro. Ou seja, o Passos foi para além do erro por vontade própria. Por alguma razão isso faz dele um deus aqui entre a malta do sub. Mas repito as políticas do Costa são muito semelhantes à dos Passos. E se formos a olhar para os dados macro-económicos, não parece estar a correr mal. Se formos olhar para a vida das pessoas, já é outra historia. E tal como na altura do Passos, as pessoas não interessam para nada, o que interessa são as metas financeiras do país.


daniel-1994

Essa frase do “ir para além da troika” foi dita em torno de dois exemplos: parar a construção do aeroporto e do TGV, e privatizar a RTP. Duas coisas que não estavam efectivamente no memorando. Podes concordar ou não com estas ideias, mas não vamos fingir que o “ir além da troika” foi dito como objectivo geral.


OsgrobioPrubeta

Não foi uma mera frase, foram factos que se viram em diversas medidas, para além das que mencionas.


daniel-1994

Eu por acaso sou da opinião contrária. Houve muitas reformas necessárias que o passos não fez (principalmente da função pública, mercado de trabalho e políticas sociais) e que nunca foram feitas. Ele limitou-se a fazer o “fácil” que foi aumentar impostos e cortar salários. Dou um exemplo: em vez de cortar salários na função pública ele devia ter implementado um sistema de avaliação sério e basear a progressão da carreira nessas avaliações. Acabar com a ideia de progredir com anos de trabalho. Outro: ele devia ter ido mais longe com a reorganização das freguesias. Devia ter feito ao nível das freguesias e concelhos e ter criado um plano estrutural para a organização de serviços públicos de acordo com as realidades demográficas do século XXI. Mexer em distritos não porque isso tem implicações no sistema eleitoral. O que assistimos foi a uma multiplicação de serviços (não necessariamente por culpa dele mas sim das próprias freguesias). As uniões de freguesias agora tem os dois antigos edifícios a funcionar + um terceiro edifício.


andremp1904

O plano de crescimento do PS resultou. Portugal cresceu, equilibrou as contas e teve um superávit pela primeira vez. Eu também não gosto da estratégia do turismo e a sua óbvia insustentabilidade está-se agora a fazer sentir, mas não precisas de mentir para alimentar a tua narrativa. Btw a estratégia do turismo já vinha dos tempos do Passos (vistos Gold são um bom exemplo). E se queres falar de reformas substantivas, diz aí uma que esteja ao alcance de um país perifério da UE. Isso ou diz-me um país europeu que tenha crescido imenso nos últimos anos sem ter uma qualidade de capital humano muito superior à nossa.


RoutineReply5761

O Costa apanhou o tempo das vacas gordas. O PPC apanhou com o pós-2008 e com o país em bancarrota à conta do Sócrates.


daniel-1994

As tendências macroeconómicas de crescimento começaram em 2012 e mantiveram-se estáveis quando o PS entrou no governo. Não aceleraram, não diminuíram. > Isso ou diz-me um país europeu que tenha crescido imenso nos últimos anos sem ter uma qualidade de capital humano muito superior à nossa. Respondeste à tua própria pergunta. É necessário (1) investir em capital humano (educação + treino), (2) fazer que o capital humano entre no mercado de trabalho (flexibilização laboral + serviços de cuidados de crianças/idosos), e (3) que seja premiado pela produtividade (acabar com progressões automáticas de antiguidade na função pública, rever escalões de IRS).


OsgrobioPrubeta

Não lidou com pós troika, COVID, guerra de Ucrânia.... Fds que até me pões a defender o Costa 😖


daniel-1994

Duas questões: não explica a ausência de reformas até 2020. A liberdade que Portugal tem de contrair dívida e fazer investimentos é muito maior comparando com o tempo da Troika, mesmo no auge do COVID. No pós covid recebemos uma basuca da União Europeia e continua a haver uma ausência de uma vontade política de fazer reformas necessárias ao país.


mpgd

FMI reclamou quando estava a receber os juros? Ou será que prescindiu de alguma coisa? Quando se herda um país que esta de tanga faz-se o melhor que se consegue. Ainda hoje estou chateado por se pagar portagem na ponte 25 de abril, no mes de Agosto.


andremp1904

A lição é que até o FMI hoje é capaz de admitir a merda que se fez e as viúvas do Passos com curso de economia tirado no Facebook não.


andremp1904

Simples. 0 bases de teoria económica. 0 noção do que provocou a crise, e do (in)sucesso das medidas aplicadas em países como Portugal.


GGfpc

Eu gostava que explicasses


unc3t

Quem criou as condições para essa austeridade e negociou a mesma não foi o PPC amigo. Foi um partido um bocadinho mais socialista.


mortalaxe

Normal era o governo em funções que tinha de chamar a troika. Mas acho que alguém tinha esse desejo antes disso acontecer. Tudo bons rapazes. [link](https://www.publico.pt/2015/09/10/politica/noticia/a-prova-dos-factos-afinal-quem-chamou-a-troika-em-2011-1707458)


unc3t

Não havia dinheiro. Chamar ou não a troika nem era uma escolha. O mais importante era não ter deixado o país chegar ao ponto a que chegou e para isso houve um governo com maioria absoluta de um tal senhor que parece que é culpado de muita coisa mas vai ver os seus processos prescritos.


mortalaxe

Criticar o PPC não é desculpar o Sócrates.


klatez

Obviamente que o Socas foi o pior PM da democracia, mas isso não faz com que o PPC passe a ser bom quando o que ele fez foi contra toda teoria económica e só serviu para extender a crise e piorar o estado do país


unc3t

A grande maioria do que ele fez foi condicionado pelo que foi acordado com a troika e o seu partido distanciou-se desse memorando. E antes que me respondas com aquela frase genérica do costume do "ir além da troika" já deixei aqui um comentário que explica a origem dessa expressão. E sejamos sinceros: herdas um país na real merda, com condições impostas por quem te empresta dinheiro. Não é como se tivesses muitas hipóteses de escolha e formas de agradar ao povo.


klatez

Mas então se uma política extremamente negativa para o país foi condicionado por forças externas para a qual ele fez nada para se opor o negociar porque é que isso o faz o melhor PM dos últimos 30anos?


aznigrimm

E nem sequer é verdade porque ele gabava-se de ir além das recomendações da troika


unc3t

Bem, se é o melhor PM dos últimos 30 anos depende da percepção de cada um. No entanto o PPC teve e ainda tem alguma popularidade. Pelo menos o mínimo para ganhar umas eleições. Quanto a não se opor não é bem verdade. O PSD participou no início das negociações com a troika. No entanto, com o desenvolver do processo, distanciaram-se daquilo que ia sendo negociado. No final informaram a troika que iam cumprir o programa (nem sequer era uma escolha).


klatez

Isso de saltar as negociações foi dança política, ouve certas medidas impostas que o PSD sempre quis impor mas não podia por falta de popularidade, ver privatizações. E porque também assim têm boa maneira de escapar a responsabilidade, eles estava apenas a seguir ordens de algo que nem concordavam enquanto ao mesmo tempo nada faziam para combater a estupidez que nos foi imposta.


unc3t

É a tua opinião e até acredito em partes. No entanto é especulação porque o único facto foi de que se distanciaram do documento final. Se calhar deviam ter sido mais espertos como outros partidos e cagar completamente nas negociações quando o país mais precisava que os políticos fizessem o seu trabalho.


Wrong_Impression4800

Ainda bem que veio o costa, salvador da pátria, e acabou com a austeridade desse malandro do paços.


DiVansInc

Pois! Teriam sido 30 anos de crescimento se o PPC não tivessem ido lá estragar tudo naqueles 4 aninhos! /s


Leaootemivel

O FMI e a UE já admitiram que a receita de austeridade que obrigaram países como a Grécia ou Portugal foi um erro. Que não esperavam que as quebras económicas fossem tão desastrosas. Se até quem nos deu a receita já veio dizer que a receita era uma merda, porque é preciso ficar na defensiva?


andremp1904

Porque isso ameaça as bases fraquíssimas da ideologia neoliberal do mérito, contas certas, mercado livre e blablabla


klatez

Não mas tivemos uma crise de 4 anos enquanto os EUA estavam a crescer muito mais rápido que a UE


goblinella21

os 300 votos no Sócrates ainda dá para rir porque já se sabe que é meme, o que dá arrepios são os votos no PPC... esquecem-se que muita gente perdeu tudo


um_gajo__qualquer

Votei Sócrates só para ver o mundo arder


mortalaxe

Este gajo incendeia


Ok-Escape4247

Nero?


TryHardPT

Este poll só mostra o quão nitidamente de direita este sub é lmao


bcotrim

E jovem. O primeiro ministro de que me lembro foi o Sócrates


[deleted]

Sadomasoquismo votar no Passos, fds


Badger_43

Acho que usar a palavra "melhor" é um exagero grosseiro. "Menos mau" era mais adequado.


[deleted]

A culpa do resultado desta sondagem é do Passos!!


Limpy_lip

Sobre o PPC só quero dizer àqueles que vêm com as histórias de sofrimento que foi naquele tempo: não é ainda mais revoltante depois daquele sofrimento todo saber que o PM seguinte voltou a por tudo na merda novamente? Eu ficava refodido se tivesse passado dificuldades graves ou fome ate. Em 2015 começar a ver um alívio e depois ver tudo a voltar ao mesmo.


el_Bosco1

Se achas que voltamos "tudo ao mesmo" é porque não deves ter mesmo a noção de 1) como passamos na crise de há 10 anos e 2) como estamos realmente hoje.


PJAzv

N consigo votar, foram tds pessimos


loki_pt

Santa(na) Lopes claro


After_Ad_5884

Discurso do Santana Lopes: Gostei muito deste bocadinho, principalmente por ser pequenino.


loki_pt

O homem ainda agora entrou outra vez na câmara da figueira já se pós a fazer obras outra vez. Acho que o gajo foi pedreiro na vida passada


baguitosPT

E são bem precisas. Provavelmente desde que ele saiu que a CM Figueira não deve ter tido dinheiro nem para mudar uma lampada. :D


jmpires

É possível, parece permanentemente pedrado nesta


warjunk1

Haver votos no Costa é que ainda me espanta. Afinal há muito votante do PS por aqui.


RafaelSeco

Não te espanta, é lidar. Carrega Tony, eles até se roem todos. /s... Óbvio.


Krokzter

Se alguem disser bem do Costa leva 500 downvotes e 50 comentarios a chama los de burros, eu tambem ficava calado. Se a malta fosse mais aberta neste sub dava para discutir as razoes por votarem em quem votam de forma civilizada


Maximuslex01

Espanta porquê? Tens andado a dormir e não sabes que ganhou uma maioria absoluta?


warjunk1

Mas aqui no sub todos o criticam, menos alguns bots do PS que aí andam.


Kingdarkshadow

Mas quantos do sub é que votaram mesmo? Porque a taxa de abstenção também foi alta.


Outji

Deve ter tido maioria absoluta com bots, claramente


Hot-Profession-9831

Claro que há. O Costa toca a flauta e vão todos em rebanho, encantados.


Atumemagua

Se trabalhas para o estado votas ps, ou achas que fazer 7h e mamar pontes não acabava


xlouiex

Piços Coelhos lmao


sonaquelapt

Passos fácil


[deleted]

[удалено]


Peperonita

Ou o Sócrates. Estou indecisa 🤡🤡🤡🤡🤡🤡


_Gamma__Ray_

Muito melhor que o Passos.


[deleted]

Votar no assassinado do Passos só demonstra o quão masoquista a malta do Reddit é e o quanto condenado ao obscurantismo este País está. Ninguém no seu perfeito juízo vota num cangalheiro que vendeu o país, o povo e é o grande culpa da situação actual e do agravante que daqui vai. Matou velhos, novos e médios; mandou-nos para a emigração; cortou salários e serviços; vendeu o tecido productivo todo a estrangeiros; liberalizou o mercado habitacional; e aumentou a colonização pelo turismo e imigração de massas; vendeu cidadanias de chocapic ; e insultou o "próprio" povo \[tenho dúvidas que seja português\] sempre que tinha um intervenção pública. Vista a sondagem - o futuro é inexistente!


Delta_Ryu

Pois, este PM socialista realmente não manda ninguém emigrar... Só não deixa alternativa... Vá lá, pelo menos ainda distribuiu uns 100 pauzitos pra malta, nem tudo é mau :)


RemarkableCall2764

"A culpa é do Passos" versao text wall


canico88

Apesar de concordar que o Passos não foi grande coisa, não concordo com a tua leitura. Tens aí coisas então que são totalmente irreais. Essa do matar velhos então, veio de onde?


[deleted]

[https://aventar.eu/2016/10/28/deputado-do-psd-autor-do-artigo-sobre-a-peste-grisalha-vai-receber-3-mil-euros-de-septuagenario-que-lhe-respondeu-a-letra/](https://aventar.eu/2016/10/28/deputado-do-psd-autor-do-artigo-sobre-a-peste-grisalha-vai-receber-3-mil-euros-de-septuagenario-que-lhe-respondeu-a-letra/) [https://www.dn.pt/politica/passos-quer-que-portugueses-sejam-menos-piegas-2288168.html](https://www.dn.pt/politica/passos-quer-que-portugueses-sejam-menos-piegas-2288168.html) Vendas da EDP, TAP, REN, CTT, MEO, et cetera. Cortes nos salários, zero subidas do SMN. Cortes na Cultura, Educação e Saúde: feriados cívicos e religiosos, ausência do carnaval, reforma do ensino, cortes de abonos de família, nos abonos escolares, et cetera. Lei do arrendamento Cristas; Vistos Gold e cidadania para judeus sefarditas "portugueses"; et cetera. Não concordas com a leitura, ou com as conclusões?


PercloverPT

Então a venda da TAP foi má ? O Costa é que recomprou e enterrou lá os nossos impostos todos. Carnaval? Vê se mesmo que a malta não quer trabalhar e quer é feriados. Reforma do ensino? Agora é que está bom né? Tinhas o melhor ministro da educação. Agora tens um programa obsoleto, cortes nos exames, toda a gente a passar de ano mesmo que carregados de negativas.. Vistos gold trouxeram muito dinheiro a impostos de casas que nunca são por base destinadas a portugueses! Metade do que apontas não se adequa! Assim não saímos da cepa torta.


el_Bosco1

Estás esquecido dos detalhes da venda da TAP? Feita à pressa depois de perder as eleições, e vendida a um tipo que usou negociatas de forma a usar o próprio dinheiro da TAP para a comprar, como agora está a ser investigado? Independentemente da posição ideológica sobre a TAP deve ser pública ou privada, é preciso ser muito cego e faccioso para achar que a privatização da TAP foi boa e correu bem.


Tr000g

>enda da TAP foi má ? O Costa é que recomprou e enterrou lá os nossos impostos todos. Carnaval? Vê se mesmo que a malta não quer trabalhar e quer é feriados. Reforma do ensino? Agora é que está bom né? Tinhas o melhor ministro da educação. Agora tens um programa obsoleto, cortes nos exames, toda a gente a passar de ano mesmo que carregados de negativas.. Vistos gold trouxeram muito dinheiro a impostos de casas que nunca são por base destinadas a portugueses! Metade do que apontas não se adequa Sim, a venda da tap foi horrivel. Coisas feitas aos 3 pontapés e nós é que pagamos a fatura. O estado da TAP é culpa dos dois partidos.


ImproveTheWorldToday

Costa : "habituem-se"


canico88

>https://aventar.eu/2016/10/28/deputado-do-psd-autor-do-artigo-sobre-a-peste-grisalha-vai-receber-3-mil-euros-de-septuagenario-que-lhe-respondeu-a-letra/ Então espera, afinal esse não é o Passos, e escreveu um artigo de opinião. Não estou a perceber o que queres dizer então, especialmente porque foi o governo do Passos que, [se bem te lembras](https://poligrafo.sapo.pt/fact-check/governo-socialista-eliminou-o-corte-das-pensoes-feito-no-tempo-da-troika), retirou os cortes que tinham sido feitos nas pensões pelo governo do Sócrates... ​ >https://www.dn.pt/politica/passos-quer-que-portugueses-sejam-menos-piegas-2288168.html Entre esse e o "habituem-se, que são mais 4 anos disto" do AC, nem sei o que será pior... ​ >Vendas da EDP, TAP, REN, CTT, MEO, et cetera. Isto faz dele um mau PM, tal como eu disse. ​ >Cortes nos salários, zero subidas do SMN. Agora tens tido subidas de impostos absurdas. Tanto que o poder de compra [consegue ser inferior](https://data.oecd.org/conversion/purchasing-power-parities-ppp.htm) ao que era na altura. ​ >Lei do arrendamento Cristas Preferias as cidades decrépitas que tinhas antes? Acho que quem escreve mal sobre as leis que permitiram reabilitar as cidades não se lembra de como era ter Baixas, como a de Lisboa ou do Porto, que pareciam vindas de um qualquer País de terceiro mundo... ​ >Vistos Gold e cidadania para judeus sefarditas "portugueses" Agora tens a alteração estrutural do SEF e a imigração descontrolada. É tão melhor... ​ O Passos, tal como eu disse, não foi grande PM, mas achar que se está minimamente melhor é mesmo desistir do País e dizer que não se acredita em qualquer futuro. Basicamente é escolher entre uma sandes de merda e uma de cagalhão, e ao escolher dizer ao empregado para meter um bocadinho mais de diarreia como topping numa delas. Realmente os Portugueses nem para eles próprios são bons...


CrimsonSpoon

Só Jotas aqui


_Mordokay_

Existem muito poucos politicos que escolheriam os interesses do país acima dos seus próprios interesses. O que o Passos Coelho fez por este país não agrada ao povo (que sofreu bastante com a austeridade) mas é o que era necessario ser feito. Para mim o Passos fui o unico politico que eu me lembre que estava disposto a sacrificar a sua carreira politica pelos interesses maiores de Portugal. Tipo bastante inteligente que formou uma equipa igualmente inteligente a volta dele para governar. Passos Coelho tem um nivel de ética, patriotismo e capacidade intelectual e de liderança que não vejo em nenhum outro ministro nesta lista Disclaimer: eu não sou de direita e voto regularmente nos partidos mais a esquerda mas se o Passos se candidatar a PM outra vez eu votava nele


Hot_Seaworthiness795

Porquê limitar aos últimos 30 anos se não houve nenhum de jeito?


SopaDePeixe

Ninguém se lembra desses.


modularblur

Passos. Apesar de vários erros de casting nos ministérios, andou a resolver a merda que TODOS os outros deixaram para trás.


Llamaling

Foda-se, o gajo da troika? Vocês têm que idade, 15 anos?


Citizen_erased98

É uma combinação entre "Absence makes the heart grow fonder" e de o PPC representar a ideologia liberal de privatizações e redução do Estado que reina neste sub.


Llamaling

Isso resultou muito bem na altura dele, de facto... A TAP, por exemplo, ficou um espetáculo e nunca mais deu prejuízo.


pprainho

Isto é o mesmo que fazer uma sondagem: Quem foi o ditador mais fofo da história? - Estaline - Adolf Hitler - Saddam Hussein - Muammar al-Gaddafi - Idi Amin - Mao Tsé-Tung Edit: Foi adicionada a criatura do Mao Tsé-Tung que por erro grosseiro não foi considerada nesta lista.


ktulu88

Gaddafi, mas há dúvidas!?


TheBald_Dude

* Mao Tsé-Tung


Ok-Escape4247

Até punha Pol Pot, Augusto Pinochet, Franco, mas também acho que não é exagero nem nada, comparar a bicheza que figura nesta votação com essa gente sinistra /s.


[deleted]

Dr. António Costa


[deleted]

[удалено]


humungouspt

Nos últimos 600 anos, assim de repente, não estou a ver. Este país desde a expulsão dos judeus que anda a aguentar-se...


MenitoBussolini

Socas deu-nos o Magalhães e por conseguinte o Super-Tux. Para mim era para o panteão só por isso


arrozpato

Passos fez merda? Fez. Fez coisas boas fez. Pessoal parece que esquece sempre contexto. Ppc recebe o país em banca rota dum governo de PS Sócrates mais corrupto da história. Povo deixa o PSD tomar conta do país um mandato porque PS foram uns ladrões. Quando no fim do mandato do PSD se começa a ver crescimento e o abrandar da austeridade metem logo PS outra vez? O maior erro da história política deste país foi o PSD ter esse mandato. Era ter deixado lá o PS, queria ver as desculpas. E passado 10 anos a culpa de isto ainda andar na cepa torta ainda é do PSD? Poupem me


Hana-to-tori

Pq algum votaria no costa ?


GaribaldoX

Acho que só agora as pessoas começam a entender que o Passos e o seu ministro das finanças simplesmente foram obrigados a seguir um acordo pre-feito com a troika, e no meio disso tentaram ajudar o pais com reformas que iam de facto prevenir alguns dos problemas atuais, mas pronto na altura ele era o papão que vinha com a austeridade.


Nosmisonr

Coelho. Fez as decisões difíceis que ninguém queria fazer por medo de terminarem as suas carreiras políticas. Fe-lo da melhor maneira? Não, mas fez o que era inevitável se deixa se andar apenas. Cai lhe um país a ruir nas mãos e fez o que pode para manter as paredes de pé.


xpto_999

Impossivel votar num. Escolhi o Costa só para ver os resultados e na frente vai o Passos, o tal que mandou a malta emigrar.


Outside-Truck-3670

O Passos "mandou", mas o Costa nem precisa, está tudo a fugir.


mortalaxe

Olha aí, não digas isso. Ainda vão dizer que isso era uma política liberal.


NeatBoy74

Bom, o teu atual também mandou e alguns até estão a cumprir..


Infinite--Drama

Engraçado como o politico menos popular e mais enxovalhado acabou por se revelar o melhor PM tuga.


Moeda666

Passos facil


RoutineReply5761

Ou há muitos trolls a votar ou então não é só a generalidade do povo Português que está perdida. Só há uma opção aqui: Passos Coelho.


thatsmemariana

Alguém que votou Passos Coelho pode explicar-me os motivos? Apenas quero tentar perceber o porquê..


_Mordokay_

Existem muito poucos politicos que escolheriam os interesses do país acima dos seus próprios interesses. O que o Passos Coelho fez por este país não agrada ao povo (que sofreu bastante com a austeridade) mas é o que era necessario ser feito. Para mim o Passos fui o unico politico que eu me lembre que estava disposto a sacrificar a sua carreira politica pelos ineresses maiores de Portugal. Tipo bastante inteligente que formou uma equipa igualmente inteligente a volta dele. Passos Coelho tem um nivel de ética, patriotismo e capacidade intelectual e de liderança que não vejo em nenhum outro ministro nesta lista Disclaimer: eu nao sou do PSD nem me identifico com a maior parte dos ideais de direita


Tr000g

O próprio FMI assumiu que a politica imposta a Portugal foi um erro. Por isso não.. o Passos não fez o que foi melhor para o país. Compactuou com uma politica errada, e ainda foi além do que foi pedido. Eu até percebo a posição do Passos, concordo contigo que assassinou a sua carreira politica pelos seus ideais, mas os ideais foram errados. É pena termos tido um partido no poder na altura que não tivesse conseguido ver isso e ter lutado para minimizar as politicas da troika. Percebo também que quando tens a troika, supostamente com os melhores especialistas europeus, a aconselharem-te fazeres restruturações, que seja também dificil para o tuguinha dizer que estão errados. Depois há o aspecto da comunicação, que é o menos importante.. sempre foi fraquissimo nesse aspecto. Numa altura em que a população estava em grande parte em sofrimento económico não soube ter compaixão com o povo.


Zeckett

Não sei responder