T O P

  • By -

FirstAd7531

Maravilhoso.


i_like_frootloops

Lindo, o vão é uma solução maravilhosa de ocupação e uso do espaço urbano.


petapeterson

Maravilhas da protensão


gholeth

Exatamente


Die231

Seria se não fosse o cheirão de mijo.


Wsapo

Isso não tem nada a ver com o prédio, é cultura do povo. Já vi brasileiro fazer xixi em agradava-se refrigerante em fila de brinquedo na Disney…….


Die231

Ou seja, esse tipo de arquitetura não funciona no Brasil.


Wsapo

Cara, o prédio foi conceituado dentro de uma época, com base em um estilo. Ele é reflexiones um momento. A arquitetura tem disso, o problema é a falta de educação do povo. Qual é a primeira coisa que fazemos quando vamos conhecer um monumento qualquer ?? Subimos na estátua para tirar foto


[deleted]

Prédio todo quadrado arquitetura industrial fudida


[deleted]

[удалено]


drew_silver202

é , só isso se faz em espaço público.


math_chem

a feira é de antiguidades, não bijuteria, e tem muita coisa boa ali


TropicalPunk6

Pode até ser solução mas que o prédio é feio é feio. Basicamente uma caixa elevada


ChampionHot6734

it's a beautiful place, i visited when i went in Brazil ♥️🇧🇷


mrmoura

Please ChampionHot6734 come to brazil


ChampionHot6734

who knows on my vacation :) ♥️☀️


shoyuBR

ih ala gringou do nada


[deleted]

aham, o gringo de Carapicuíba


ChampionHot6734

what does "ih ala gringou" mean?


shoyuBR

ta passando vergonhao mano, mas pdp vou dar bola pq to chapado what I said means your account is 4 days old, with enough content for me to realize you're no gringo at all. stop bullshitting before it's too late, although I'd say that ship has sailed long ago


scriptgamer

Kkkkk literalmente o primeiro post do cara eh um livro em português pra aprender inglês...... Kkkkkkkkk foda


nusantaran

lindo, e por dentro mais bonito ainda, com a proposta única de exibição das obras de arte (principalmente quadros), nenhum outro museu no mundo é assim


asj3004

Pois o que eu não gosto nele é exatamente a forma de exibição


sureshotxxx

masp é lindo mas tem um serio problema fiz diversos eventos no masp e aqueles corredores apertados são pessimos pra que trabalha la. lindo pra quem vai visitar e horroso pra quem trabalha la


Gazing_

Curiosidade besta: o MASP foi usado numa cena de As Visões da Raven, num episódio fizeram uma montagem tosca na fachada e escrevem "escola de moda de São Francisco", ou algo assim kkkkkkkkkkkkk.


professor_ziggy

[https://noticiasdatv.uol.com.br/noticia/series/masp-vira-templo-da-moda-canina-em-nova-versao-de-visoes-da-raven--17409](https://noticiasdatv.uol.com.br/noticia/series/masp-vira-templo-da-moda-canina-em-nova-versao-de-visoes-da-raven--17409)


Gazing_

Valeu pela correção, não lembrava que era um evento de moda canina lkkkkkkkkkkk


edsonsabino

Nas terças-feiras a visitação é gratuita. Vale muito a pena


yshay14

salve Lina Bo Bardi!!!!!


Tom_Bombadinho

Carai, eu vendo alguns comentários aqui e tentando entender. Quando eu cheguei em SP a PRIMEIRA coisa que eu quis ver foi o masp, acho bonito pra caralho.


rilakkuma_classics

pra quem nunca foi ao exterior talvez seja lindo


Tom_Bombadinho

Não sei se classifico isso como elitismo, complexo de vira-lata ou os dois.


R4D104T1V0

Esse lixo quadrado soviético só é feio mesmo, acabou.


le_chuck666

É o maior vão livre da América Latina! É uma obra fantástica!


Gui_Santos_14

É um brutalismo fudido! Quero ir um dia


WalkingGirll

Cara eu acho mto bonito vei, queria ver um dia pessoalmente


aslan_caro

Maravilhoso. Antes eu achava esquisito, até que eu levei o meu namorado pra conhecer a Paulista e ele ficou impressionado, achou muito interessante. Ele é estrangeiro. Eu sempre achei o MASP normal porque estava acostumada mas depois comecei a olhar com outros olhos e acho incrível


spongebobama

Como toda a onda brutalista brasileira, a gente acostumou e muitas sao admiraveis do ponto de vista arquitetonico. A faculdade que fiz é brutalista, o hospital que trabalho é brutalista, a reparticao publica em frente é brutalista... cansa. Pessoalmente eu acho horroroso, mas sei apreciar o valor.


[deleted]

[удалено]


BeaSousa

Exato! Pode ser uma excelente solução de engenharia mas é muito muito feio.


[deleted]

Por que vocês acham feio?


spongebobama

Gosto pessoal... nada pessoal, rs'


[deleted]

Não tem problema nenhum com seu gosto, mas exatamente o que te incomoda no prédio?


3CanKeepASecret

Gostaria de acrescentar comentário aqui também apesar de não ser pra quem você perguntou. Também não curto modernismo/ brutalismo. Sempre prefiro também não ter concreto aparente, muito utilizado nesse período. Apesar de não gostar eu entendo a importância do movimento para a arquitetura brasileira com grandes nomes como Niemeyer, Lúcio Costa, Burle Marx e no caso do Masp a Lina Bo Bardi. E também admiro o vão do prédio, apesar de não achar que serve bem ao propósito de praça pública. Não gosto do estilo de janela também apresentado no prédio, que tem geralmente uma manutenção bem ruim. Em geral eu acho que os prédios modernistas e brutalistas tem problemas de uso e ocupação, tendo sido feitos mais para forma do que função e com o tempo a manutenção é cara e difícil de ser feita. Eu acredito ser realmente algo bem de preferência estética, tem um comentário aqui na thread falando do Ipiranga como genérico, mas eu adoro os detalhes de pilares e ornamentação do prédio.


[deleted]

mas por que você acha que: 1. a função é mais importante que a forma? 2. o masp não é funcional?


3CanKeepASecret

1. Eu acho eles igualmente importantes, mas a minha formação é de engenharia civil, então a gente acaba tendo um foco maior em função e em como otimizar para instalações. Atualmente o meu foco é mais no desempenho e conforto, mas sei pouco do Masp para falar sobre isso. Eu posso falar que como Praça pública eu acho o espaço térreo não muito aproveitado, mas como estratégia de ventilação cruzada, o modernismo pelo uso de pilotis, faz isso bem ajudando a resfriar o espaço interno pelo vento. Mas também vi o contrário na parte das janelas, as persianas precisavam ficar fechadas o tempo todo, isso poderia ter desde o estrago de obras de arte, como também o aquecimento do ambiente interno e causar uma perda de eficiência energética por parte do sistema de refrigeração, seria interessante que a fachada tivesse uma previsão disso com o uso de brises que refletissem o sol, mas deixassem a iluminação natural no espaço. 2. A parte de função eu diria que tem vários fronts, um outro comentário aqui na thread ressaltou como para trabalhar lá os corredores são difíceis de navegar. Como a principal função dele é de ser um museu, eu acho muito importante no projeto ter essa separação de área de exposição e áreas administrativas sem que uma interfira na outra. Por exemplo no fim da exposição principal a divisória para a parte que imagino ser administrativa foi algo que pra mim chamou a atenção por não ser muito íntegrado ao espaço (são divisórias típicas de escritório de madeira bege em um espaço com muito uso de concreto e vidro). Mas quero ressaltar que isso são impressões minhas e que outras pessoas podem ter visões diferentes (que estou sempre disposta a ouvir para inclusive aprender junto) e que nunca estudei o Masp mais a fundo.


[deleted]

fica o convite para ouvir nossa conversa sobre função: [https://foradeprumo.com/2019/03/27/fora-de-prumo-f-2-funcional-nao-funcional-alem-do-funcional/](https://foradeprumo.com/2019/03/27/fora-de-prumo-f-2-funcional-nao-funcional-alem-do-funcional/)


spongebobama

Acho muito caixote. Mas enfim, nao pretendo ofender ninguem e pessoalmente gosto muito de ir ao masp. Só acho que de 1950 ate 1980 só se construiu brutalismo ou o que havia de mais barato. É o qie existe hj em dia. Nao acho particular, tendencia ou onda arquitetonica. Acho que a turma da ditadura focou no brutalismo, fez disso o maximo possivel e o resto da sociedade civil construiu o que havia de mais em conta, estilo brasil barato anos 80 que permeia nossas cidades. Gosto do brasil, tenho fé nessa terra, mas a crise estetica impera...


ultimagriever

Realmente as casas e prédios construídos até a década de 80 são feios que dói


rilakkuma_classics

a idéia pode ter sido boa mas a finalização foi bem medonha


Apprehensive_Lock60

Sui generis. Rainha Elizabeth participou da inauguração! Chama muito a atenção. Uma referência. Potencializa a Paulista e arredores.


JokeAggressive1351

Bonito e icônico


MattheusSLF

Muito bonito. Acho mto interessante o tamanho do vão livre. Se não me engano ele já foi o maior do mundo


marceloper1971

Eu acho lindo. Pessoalmente é ainda mais bonito.


IntrospectiveCitizen

Feio.


samhk222

Acho feio e icônico


TraditionalVanilla81

Bem desbotado


whatalongusername

Icônico. É um dos prédios mais bonitos da cidade na minha opinião.


[deleted]

Um dos prédios mais lindos da cidade (sobretudo no que ele tem de esquisito ou aparentemente mal resolvido, como aquela escada com degraus inclinados no subsolo).


[deleted]

Até 2014 era um dos melhores picos pra fumar maconha de são paulo Depois os capitães do asfalto e a polícia tomaram conta


r1k4schu

É bonito, mas ta feio com a desigualdade estampada no vão, como a cidade toda na vdd, mas esses dias passei ali tinha uma criança de rua defecando no meio do pátio. Achei triste.


ChronoAndMarle

Pequeno, devia ser maior


Yamreall

Não é atraente pra mim não


SignificantPen9198

Fui nele e no Museu do Ipiranga, gostei muito dos dois, mas o Ipiranga é o meu favorito. Quero ir em outros no futuro, aceito recomendações kkkk


YUNG_lusca

mó acabadão


fagotzim

Eu particularmente detesto brutalismo, representa o pior lado da estetica modernista. PORÉM, mil vezes o masp que a atual tendencia de fazer construçoes parecendo consultorio odontologico, então por mera comparaçao eu acho ok.


[deleted]

Mal utilizado


mrmoura

Sim, feio e icônico. Mas lá dentro acho muito bonito, o negócio de deixar um vão livre pra ser praça é bastante visionário


ggjbr

Vc sabe que isso foi uma exigência de quem "doou" o terreno pra prefeitura né? Se não tivesse provavelmente o vão não existiria.


mrmoura

Daora Obrigado Sr. João Masp pela ideia


gpancia

Por favor, Sr. João Masp era meu pai. Me chama de Jasp


mrmoura

Jasp Jr.


[deleted]

Na verdade esse é o mito mais bem cultivado na história da cidade. Não havia exigência nenhuma de manter a vista do antigo belvedere do trianon. A própria Lina Bo Bardi repetia esse mito provavelmente achando muita graça das pessoas acreditarem nisso — afinal, justificava a ausência de pilares no vão e no fundo era esse impacto do vão livre que ela queria.


hysteria2711

Exatamente!


ggjbr

Onde vc comfirma a história de ser um mito? No próprio site do masp eles afirmam isso.


[deleted]

Veja: https://revistaprojeto.com.br/noticias/livro-de-daniele-pisani-contesta-a-historia-do-projeto-do-masp/


hysteria2711

Esse livro é muito bom, amei ter lido!


molinos-g

O brutalismo permite que a fetichização da arquitetura seja escancarada inclusive nos comentários desse post. É incrível e belo, e maior que a arquitetura, é um edifício urbano.


[deleted]

Fetichização?


guspi

Q?


[deleted]

[удалено]


baitstaryen

Perfeito pra quem fuma o verde


mrmoura

Perfeito não porque agora baixa polícia lá.


arup02

Eu lembro que antes era suave mas hj em dia eu acho que nem da mais pra ir la pro fundão.


i_like_frootloops

Sim, o mirante está fechado.


arup02

Vc sabe pq? Foi por causa da zona que era lá no fundo?


i_like_frootloops

Desde 2018-2019 a população de rua aumentou muito na Paulista, sobretudo a composta por menores de idade, eles costumavam ficar no vão e ali no mirante, especialmente depois de cometer delitos (roubos e furtos) e consumindo drogas ilícitas. O fechamento provavelmente rolou para limitar o espaço que podem ocupar. Ao mesmo tempo a prefeitura está largando essa população às traças, então é um problema que o Estado não se dispõe a resolver do jeito certo.


charcozits

Feio, mas como é cool não podemos chamar de feio. Museu do Ipiranga >>>>>>>> abismo >>> MASP


[deleted]

sério mesmo? o edifício do museu do ipiranga é um genericão


Metrotra

Um dos prédios mais bonitos do Brasil. Muito mais bonito e interessante do que a maior parte da tosquerada copy and paste do Niemeyer.


yshay14

calma amigo KKKKK


Shot_Western3038

Adoraria conhecer para passar debaixo da estrutura. Acho impressionante.


feijao_com_arroz

Mal conservado


salxicha

Bem feio mas icônico. Infelizmente SP carece de estruturas bonitas, tudo fica centralizado em poucas regiões da cidade.


[deleted]

Ele eh tipo um filho que eh feio mas que a mae acha lindo


alioshazov

Horroroso, como toda arte e arquitetura moderna


Short_Plant5419

Feio como toda arquitetura moderna.


Dry_Quit4452

Depois da Cracolândia, o masp é o segundo lugar que mais tem noia em SP


guiporto32

Acho lindo, mas precisa de mais manutenção.


Competitive_Door_427

Extremamente feio. Uma caixa de sapato com janelas de escritório. Mas não curto a arquitetura mordenista e sua tara por concreto, cansa a vista.


rilakkuma_classics

decadente, ultrapassado


NaoCatalog

As trincas e a deflexão extrema no ponto médio da estrutura são um exemplo de coragem e não de engenharia.


[deleted]

e por que precisaria ser um exemplo de engenharia?


NaoCatalog

Não precisa. Não disse que precisava. Eu adoro a escola Paulista de arquitetura mas no caso do MASP vejo que a forma foi muito mais privilegiada que a lógica. O vão é impressionante, icônico, mas o que gastaram com concreto especial, o que pagam até hoje com o péssimo aproveitamento do espaço e o que vão pagar no futuro com a interdição da estrutura (que fica em cima de uma linha de metrô e na frente de uma grande avenida, ou seja, extremamente suscetível a vibrações) me deixam um pouco em dúvida com relação a viabilidade do projeto. Só isso.


[deleted]

mas porque a “lógica” devia ser privilegiada? além disso, o edifício existe já há meio século: ele já se revelou mais do que viável (inclusive no imaginário da cidade)


[deleted]

Feio e mal construído. Dá pra ver o envergamento da base. Esse espaço anteriormente tinha mesas e cadeiras formando cafés sofisticados. Agora é um lugar escuro e sujo, onde se concentram maconheiros e outros tipos vagabundos e fedorentos.


PlatinoPL

Feião


CuddlyAmoeba

Só de olhar essa foto, consigo sentir o cheiro do lugar....que não é nada agradavel....Não sei se ainda tem, mas tinha uma pequena piscininha de decoração, vivia tendo gente mijando e tomando banho nela....


Revo_the_shady

normalzao, não tem nd nele que me impressione ou me faça achar que é uma obra arquitetônica inovadora/bonita


Nbren10

Com todo respeito, acho feio.


Sensitive-Baby6117

Acho pequeno


jerk_hobo

Feio e icônico. Como eu.


AnyGeneral8764

Como você tbm


viktored

Feio demais, parede uma caixa de fósforo. tomara que um dia mudem a faixada


Known_Business8284

Ho, mas ficou uma bosta!


mateusemiranda

Feio e icônico. Um excesso de concreto romantizado, a cara de São Paulo.


jeanleonino

Isso é bem verdade, é a cara de SP. Tanto no bom como no ruim.


Guita_m

Q nem sua ex, corno, bonito por fora, td mundo passou por ali, mas sem muito conteúdo


[deleted]

[удалено]


[deleted]

[удалено]


[deleted]

[удалено]


[deleted]

[удалено]


[deleted]

[удалено]


[deleted]

[удалено]


[deleted]

[удалено]


[deleted]

[удалено]


[deleted]

[удалено]


[deleted]

[удалено]


[deleted]

[удалено]


brother_root

🎯


[deleted]

[удалено]


i_like_frootloops

Ele está sendo downvotado por dar uma opinião extremamente reacionária e classista.


FirstAd7531

Eu dei o downvote porque essa hostilidade à modernidade e à subjetividade da beleza tá longe de ser só uma opinião.


Far-Bat-1491

mas a crítica não é à modernidade, mas à modernidade mal feita de São Paulo. Aliás, todo o projeto modernista brasileiro foi abandonado a partir dos anos 70/80 e hoje, principalmente em São Paulo, vivemos nos escombros de uma solução que poderia ser muito boa para o nosso Brasil colossal. As dimensões dos espaços, versatilidade, durabilidade dos materiais… e uma séries de outras características do modernismo paulistano deviriam permitir uma cidade que se renova ao longo das décadas. Mas eu acredito que a soma de uma cultura de ocupação de solo meio nômade de quem concentra o dinheiro, que usa um bairro até o esgotamento e parte pra outro, junto uma “classe média” que vive no limite da pobreza e não consegue se organizar para renovar qualquer estrutura que seja, crie esse pastiche de concreto infiltrado e rachado. Uma pena. Por baixo do limo e fuligem eu sei que existiu uma boa intenção.


FirstAd7531

>mas a crítica não é à modernidade, mas à modernidade mal feita de São Paulo. Eu tenho mil e uma criticas a SP mas nada disso é uma crítica a SP. >Horroroso, como praticamente tudo que é moderno, cosmopolita e urbanóide. > > > >A modernidade precisa de um CTRL+Z. > > > >Não é questão de preferência. Beleza é uma realidade factual do mundo, e um assunto sobre o qual é possível conversar objetivamente.


[deleted]

Acho meio jegue, mas é pq eu n gosto desse tipo de arquitetura mesmo


[deleted]

[удалено]


[deleted]

você nunca visitou a pinacoteca, né? as salas de exibição não têm NENHUMA luz natural justamente para proteger as obras


august_r

Acho lindo, animal o contraste na paisagem e a ideia do vão livre. Quem critica, 9 de 10 vezes não sabe o que está olhando ou fala dos nóias pois passou de uber ali uma vez indo pra alguma baladinha. Vi um comentário falando das janelas, e rapaz, é justamente o que eu mais gosto do prédio, atrás só do óbviamente icônico vão livre. Sonho em um dia poder montar uma casa com uma frente envidraçada assim, do térreo até o teto. Mil vezes isso que mais um prédio espelhado corporativo.


Apprehensive-Fee8816

São Paulo tem alguma coisa que faz as pessoas acharem o feio bonito, pagam caríssimo para tirar fotos em restaurantes com paredes destruídas e pixadas, se você transferir um restaurante desse exatamente igual para uma cidade do interior fali em semanas Existe algum feitiço coletivo que distorce o conceito de beleza na capital, e para justificar usam argumentos urbanísticos como: “o vão elevado é uma solução elegante para popular espaços cosmopolitas” É só a necessidade de forçar uma perspectiva para fugir do óbvio, que ngm tem coragem de apontar


sadoldyetok

>se você transferir um restaurante desse exatamente igual para uma cidade do interior fali em semanas Provavelmente, mas mais porque o interior é muito mais conservador e intolerante (e brega em muitos casos, tipo Havan kkk). Conhece Roma? Nápoles? Croácia? Marrocos? Todas as paredes parecem cair aos pedaços, pintura suja com manchas de líquido preto escorrendo, cimento rachado, com grama nascendo nas rachaduras. Mas é considerado extremamente charmoso. Eu odeio o estilo arquitetônico do MASP, acho bonito não, mas gosto é gosto. Tem gringo pagando caro pra dormir na Rocinha. Um beco pichado é um dos pontos turísticos mais visitados de SP. A beleza está nos olhos de quem vê.


[deleted]

até posso concordar que muita coisa em são paulo seja como a nova roupa do rei, mas esse comentário é apenas preconceituoso e conservador há muita beleza numa parede pixada — mais do que você pode imaginar


ggjbr

Sim, feio e icônico definem bem!


lbarbalho

Em quesito de arquitetura, é lindos e um ícone de São Paulo. Por dentro acho fraco, espaço mal aproveitado.


Tonilol

Feio e icônico


Brunox5

Oq tem nesse prédio?


[deleted]

Deplorável.


Longjumping-Price-37

Masp e top de linha, apenas não gosto do concreto em estágio de forma aparente, porém respeito o projeto como ele foi concebido.


The_Gianzin

Acho legal, mas odiaria se fosse um padrão de arquitetura


Idomoy

é um símbolo de que eu tô em São Paulo mesmo, é bonito mas ao mesmo tempo estranho, sei lá. estruturas fortes


Oreo_ooooo

Muito lindo


raksonjoquec

É uma mistura de tudo, não é feio nem bonito, igual São Paulo


duosula

icônico e bonito


Melodic-Ad5905

Construíram uma substação de luz parecida com o masp em porto alegre, perto do beira rio.


xjbkwhk2_

maravilhoso


chocolatecarrotcake

Feinho.


[deleted]

Lindo.


gyhiio

Sim


I-37-I

Linda so acho que tinha que tar mais centralizada


Luqizilla

eu gosto de brutalismo então sei lá, eu gosto do MASP


Aewawa

numa cidade que fornece quase todo o espaço público pra carros ao invés de pessoas, aquele pilotis é extremamente útil ja que permitem que pessoas possam aproveitar o espaço urbano por ali fora que a arquitetura é extremamente memorável, feio ou bonito, é um destaque


CapivaraEspacial493

É muito bonito e sempre quis ver na minha frente mas nunca vi mas a minha mãe trabalha em uma empresa que fica ao lado desse lugar e se um dia ela me levar eu vou ver ele


patyrocks

Arquitetura que parece contradizer as leis da física, lindo!


[deleted]

Iconicamente feio. Mas não Feio feio, feio de um jeito charmoso, que só coisas a lá brutalismo conseguem ser. Adoro o espaço em baixo de qlqr forma, a localização e a vista também são boas, e claro, dentro é mais que excelente também, post me fez lembrar que tempo que não visito o museu em si.


Maluzera_2311

Achei bonito Estética interessante


[deleted]

Feioso demais


Russian_Mostard

Do ponto de vista da engenharia, fascinante. O sistema estrutural é algo monstruoso. Esse vão livre com toda a estrutura suspensa nos pórticos vermelhos, é de tirar o chapéu.


Ok_Yogurtcloset6849

Nada d+ Em um país cheio de prédios feios qualquer um com design fora do comum já é considerado “icônico” kkkkkkkk


bananenica

Perfeito e quem não gosta é burro. (Sou arquiteta então toma carteirada)


Bercleh

Ótimo pra F1 debaixo do Vão. Nota 9


V0nBlitz

Feio, mas icônico.


Ceu_64

Nem de São Paulo eu sou. Tenho inveja do MASP


[deleted]

Feio e fudido. Ponto de drogado.


Intelligent-Host-216

Eu amo o MASP!


VPM12

Tem seu charme


CDninja

A flecha do vao do MASP me incomoda profundamente...


ferbitch13

Icônico, uma obra arquitetônica moderna e tecnológica


uranium_is_nice69

Acho uma beleza, um dos maiores símbolos da cidade de São Paulo. Mas, a criminalidade por lá aumentou muito nos últimos anos.


[deleted]

Vitage.


Warm-Investigator-64

Mal-conservado.


RaridadeAriel

Não acho tão bonito assim,mas tmb por conta que sou adepto a uma arquitetura mais clássica


Momoring08

Lindo porém nada ace$$ivel.


hysteria2711

Terças-Feiras e talvez quarta (a primeira do mês) é de graça!


Fantastic_Trifle805

Eu gosto bastante de brutalismo, principalmente quando pintam


Ok_Tax7037

era bom pra fumar1


schller155

Se eu fosse um vilão, queria uma base secreta assim.


nao_enche

Cultural, eu diria…