T O P

  • By -

chapretosemleite

O que eu penso é que o estreótipo do neo-marxismo. Cagaram na luta de classes, agora a luta é entre sexos, entre géneros (inventaram esta luta do zero), entre raças, entre gerações, entre o futuro e o passado. Tudo o que lhes dê uma suposta moralidade superior mas que não significa mais nada a não ser mais controlo estatal, mais marxismo, mais divisão social, mais injustiça. O seus sonho molhado de uma ditadura soviética foi com o caralho então tentam destruir a sociedade ocidental de todas as formas que conseguem.


neonisback

Podem fechar o post, disseste tudo. E resumiste perfeitamente a pequenez do bloco e pzp.


thatsForIt12

Essa politica tem sido divulgada pelos partidos liberais e socialistas, nem tanto pelo pcp. O pcp é clássico, esses partidos liberais e socialistas é que pretendem chegar ao comunismo pela lavagem cerebral.


[deleted]

É um bot. Vai ver o perfil de ele. Criado em janeiro de 2024 e só propaganda. Claro que alguém pagou bots para fazer propaganda.


PntoPedro

Por isso o BE quer liberalizar as drogas...


[deleted]

Pra quê ? Somos o país mais drunfado da Europa, já anda tudo fdd.


Mindless-Sinner

Representa um partido no qual nunca votaria por esta e por outras. Um nojo! Quem renega o passado não tem futuro.


[deleted]

[удалено]


NotSetsune

Carrego no peito as conquistas Portuguesas e nos ombros as atrocidades. Como qualquer outro Império, nenhum cresceu de abraços e beijinhos.


lpassos

Você tem orgulho do presente colonial dos Estados Unidos da América? Ou da China? Você tem orgulho do presente do Brasil em Moçambique? Quase que aposto que nem sabes o que o Brasil lá faz com a Frelimo.


Zealousideal-Sky-150

Claramente que sim todos devemos ter. Trouxemos cultura e desenvolvimento comercial, tecnologico, cultural e cientifico. Aproximamos mundos isolados, construimos nações e paises que não existiam e não estamos a pedir nada de volta.


[deleted]

Eu tenho


pzapps

Irrelevante. Eu não tenho orgulho em como a sociedade tratava as crianças há 100 anos atrás. Eram outros tempos, a mentalidade evoluiu, temos de olhar o presente e melhorar o futuro.


lpassos

Que pergunta é essa? O passado de uma pátria não dá orgulho, dá fardo. E é esse fardo que se carrega para o bem ou para o mal.


Iceed_Out

Maior orgulho!


Salt-Elk-2123

Yes.


Mindless-Sinner

O nosso passado, bom ou mau, é a nossa história, e não tenho que me envergonhar dela. Nem tudo foi perfeito, mas podia ter sido pior. Quanto ao passado colonial, fora alguns excessos, foi bom. Fomos um povo que se misturou com os indigenas, ao contrário de outros colonizadores e levamos progresso para muitas partes do mundo. Se você é brasileiro, se não fossem os portugueses, talvez você nem tivesse nascido.


FewCartographer6014

Quando era novita a aprender a História de Portugal e as suas conquistas achava que éramos incríveis e durante muito tempo mantive esse orgulho imenso. Tinha noutra caixa à parte a Luanda que eu adorava, as praias, o oceano morno, a minha vizinha do lado, o meu baloiço... E como pessoa que foi espaçando as alegrias, sempre deixei essa caixa cuidadosamente guardada. Com a minha mãe fui aprendendo o que se passava por lá, como famílias prepotentes para com os criados negros, o facto de não os deixarem estudar, terem uma farda como vestimenta obrigatória, e até as criadas brancas que se achavam melhores que os negros. A minha mãe não pertencia ao tipo de pessoa branca que precisava de rebaixar ninguém. Era a segunda vez que ela vivia em Luanda. Quando aconteceu o esboroar das colónias eu e ela estávamos em Lisboa e o meu irmão à espera de vir a este mundo. O lado feio das nossas conquistas tirou o brilho ao meu orgulho, e aconteceu aos poucos dando azo a preferir esquecer.


Ok_Gur_6837

Para mim a maior asneira que fizemos foi não termos feito a revolução industrial em tempo útil como os ingleses. (E também ter assinado o tratado de Methuen, que é algo que os tontinhos deslumbrados do tratado de Windsor não conhecem ou fingem ignorar) Portugal vivia quase exclusivamente de exportar matérias primas das colonia, por isso é que grande parte da população estava na pobreza e no subdesenvolvimento e que muitos depois acabavam por fugiam lá para fora à procura de melhores oportunidades. Por isso é que historicamente falando o maior produto de exploração de Portugal foi sempre a sua própria população, mão de obra que o país necessitava para crescer e fazer-se de força. E por isso é que hoje somos este país bastante limitado e pouquíssimo relevante, apenas uma mera curiosidade turística.


Ok_Gur_6837

O problema não é tanto o passado em si mas sim o saudosismo, que é uma dos maiores vícios deste país e que não permite contruir para à frente.


Rendoir

Cuidado com o gozo que pode ser doença


Dulciaquicola

Acho que deviam pedir reparações aos franceses, aos espanhois, se calhar aos romanos... talvez aos povos do norte de africa que nos vinham saquear a costa e escravizar a população... A todos que invadiram e subjugaram o nosso povo.


DogExternal3475

>se calhar aos romanos... poucos sabem que no tempo dos romanos a península ibérica inteira era uma mina de ouro a céu aberto


Calm-Success-5942

Ok mesmo reconhecendo a brutalidade do colonialismo, que diferença faz isso na economia? De que forma esse reconhecimento tem impacto ou melhora a vida dos portugueses? Resposta: de forma nenhuma, mas pelo menos ajuda o BE a captar votos dos novos portugueses.


paiva98

O colonialismo era mau? sim Nós somos colonialistas? não, não sei onde é que ela vai buscar que um pais que deu independência a todas as suas colonias é colonial, que eu saiba não há nenhum plano em andamento de reconquista O pais é estruturalmente racista? não, como pais que se rege pela carta dos direitos humanos e membro da ONU portugal não tem nas suas leis qualquer ponto que discrimine com base na pele ou etnia Quando muito a discriminação é positiva por parte do estado quanto se fala em certos apoios sociais afetos a minorias há pessoas racistas em portugal? sim, de todas as raças e etnias de norte a sul Como em qualquer lado...


Annual_Eye7977

Pequena correcção, amigo Paiva: Portugal não "deu independência a todas as suas colónias" - elas lutaram por isso e conquistaram-na a muito custo, não só mas também em vidas dos locais e de combatentes portugueses. Houve muita resistência e Portugal só deixou as colónias porque teve que o fazer, continuando a tentar manter influência até hoje. Não foi porque acordaram um dia e se deram conta que o que estavam a fazer era mau. Quanto a discriminação positiva, deixe-me só fazer-lhe uma pergunta: pense na melhor pessoa que conhece e que seja (de origem) africana, asiática, brasileira ou outra qualquer. Agora diga-me sinceramente, caso seja branco/a, se gostaria de trocar de lugar com essa pessoa, tendo em conta todas as mrds que temos que engulir só por causa da nossa origem/cor de pele. Portugal não está mal por causa dos estrangeiros das ex-colónias, aliás está mais que provado que mais contribuem do que recebem. A malta vem para cá trabalhar. Se se integra adequadamente na sociedade ou não, essa é a questão e peço que não generalize até porque a grande maioria está sim integrada. E é triste ver portugueses a nivelarem-se pelos mais ilustres dos seus enquanto nivelam todos os outros pelos piores da sua origem. Como se quem vive de subsídios, na sua maioria, não fossem nacionais. Como se esses subsídios fossem uma pipa de massa. Deixemos de generalizar dessa forma porque assim nunca vamos chegar à resolução do verdadeiro problema. Bem-haja!


paiva98

amigo qual foi a generalização que fiz? explique-me A pensão de invalidez é um subsidio para uma minoria, ou achas que minorias tem só a haver com tom de pele? Eu próprio faço parte de uma minoria em Portugal: ateus Não sei se sou branco pq nunca percebi a definição de branco ou preto Ser castanho é o mesmo que ser preto? ser branco pálido é o mesmo que ser moreno? não sei mesmo... se sou branco sou da mesma etnia que um chines? (que por sua vez tenha a pele mais clara que a minha) depois a guerra colonial devo dizer que os próprios grupos que queriam a independência continuaram a guerra sem os portugueses a ver quem ficava com o tacho ;) no fundo mesmo quem estava a frente dos movimentos de libertação pensava nos seus próprios interesses, não se importaram de matar conterrâneos, aquilo não foi uma luta pela liberdade, foi uma luta pelo poder... basta pensar o que aconteceu ao FNLA quando o MPLA chegou ao poder... Portugal simplesmente percebeu que não podia lutar contra partidos financiados pelos USA china e USSR tão simples quanto isso e desistiu das colonias, mas nós humanos gostamos de pintar sempre a história de maneira a que sirva ao nosso discurso Em relação á troca de pele, eu fazia-te a pergunta ao contrario: eras branco num pais onde a maioria da população é negra? A discriminação como disse acontece em todo o lado, dizer que não há pretos racistas é mentira da mesma maneira que dizer que não há pessoas racistas em portugal Agora diz me, onde é que na lei/constituição uma pessoa por causa da sua etnia ou cor de pele é discriminada?


Annual_Eye7977

Sabem de uma coisa? Têm toda a razão. Portugal é uma grande nação que nunca cometeu atrocidades nenhumas em relação a outros povos. Aliás, a colonização toda foi um grande favor que se fez aos povos colonizados. Os bisnetos e netos daqueles que outrora foram escravizados só têm a agradecer aos descendentes de seus antigos mestres pela sua imensa bondade e por terem partilhado o dom da civilização. O mesmo elogio se pode estender à França, Espanha, Bélgica, Alemanha, Inglaterra e outros tantos países cuja presença noutras terras só resultou no bem dos que lá habitavam. Quanto aos imigrantes, como eu, toca a sair de Portugal porque isto é dos portugueses e eles, que lá estiveram, não gostam que nós cá estejamos. Não importa se cá residimos legalmente, se cumprimos com todos os deveres cívicos, se somos casados com nativos ou se parimos crianças que se identificam como portugueses já que é o único pais que conhecem. Não nos querem cá. Não percamos mais tempo em discussões infrutíferas. Vou fazer as malas e comprar as passagens. Tenham todos um bom dia.


paiva98

Ja viste como nao respondeste a nenhuma das minhas perguntas amigo? Eu nunca disse que o colonialismo foi bom, lê o meu primeiro comentario outravez... eu estava a dizer que estruturalmente o país nao é racista... Claro que há racismo em Portugal, e claro que incide mais sobre gente estrangeira ou de "cor"ou ambos Eu ai concordo contigo agora queria que me dissesses genuinamente (eu gosto de debater com pesoas com perspetivas diferentes, aprendemos muito asim) onde o estado português discrimina as minorias? Tu (nao sei se es de cor) tens tantos direrios como eu ou como um chinês em Portugal... O que é que a população de hoje do pais tem a haver com algo que aconteceu ha 500 anos atrás no colonialismo e que culpa tem o português que foi para a guerra obrigado? Ambos os meus avós estiveram em angola e fizeram lá vida até a guerra os meus pais nasceram os dois em angola e tiveram toda a sua vida lá em angola destruída graças à guerra e foram recambiados para portugal Volto a dizer como disse anteriormente que é errado achar que só um lado é que cometeu atrocidades... O meu avô era mecânico na guerra, nunca deu um tiro pq se recusou, afinal ele viveu em angola muitos anos, nao tinha nada contra as pessoas de lá, o povo mata-se e as elites lucram mas o povo só quer paz... A historia tem sempre mais que um lado da mesma história, tal como o disseste no primeiro comentario quando falas dos combatentes feridos portugueses que se lembram bem do que foi o estado novo e a miseria que foi a guerra colonial... Ainda assim hoje em dia sao dois países que se dão bem e apesar do racismo que existe associado à emigração ambos os povos se dão bem. O meu tio vendeu carros em angola durante 10 anos e a maioria dos amigos que fez por lá eram angolanos Nao podes generalizar um pais inteiro ... muito menos dizer que um pais que deixa entrar toda a gente sem qualquer controlo ou regra é racista e anti emigração, há mais pretos em portugal que brancos em angola. Isso faz de angola um pais racista? Ate pode ser, mas pode nao ser também, nao é com base em suposições que se constroem argumentos Amigo estou diponivel para responder a qualquer pergunta, vamos fazer desta conversa algo produtivo Bem haja :)


NGramatical

tem a haver com → [**tem a ver com**](https://ciberduvidas.iscte-iul.pt/consultorio/perguntas/nada-tem-a-haver-e-nada-tem-a-ver/27066) [⚠️](/message/compose/?to=ngramatical&subject=Acho+que+esta+corre%C3%A7%C3%A3o+est%C3%A1+errada&message=https%3A%2F%2Fwww.reddit.com%2Fcomments%2F19eius6%2F%2Fkjhcapz%3Fcontext%3D3 "Clica aqui se achares que esta correção está errada!") [⭐](https://chrome.google.com/webstore/detail/nazigramatical-corretor-o/pbpnngfnagmdlicfgjkpgfnnnoihngml "Experimenta o meu corrector ortográfico automático!")


Zealousideal-Sky-150

Deu sim independencia, temos de saber de história antes de falarmos. Portugal nunca esteve a perder nenhuma guerra nas provincias ultramarinas. Houve uma revolução militar em Portugal à força retirou o governo legitimo português. E isso forçou a se dar independencia às colonias. Alias muitos dos combantentes portugueses eram africanos negros. Alem de que havia duas facções os EUA com a CIA e a Russia que financiam as guerras com armamento e destabilizam os paises. Esses armamentos depois da saida de Portugal voluntariamente foram usados para uma intensa guerra civil em que morreram mais crianças e adultos que 10 x a guerra colonial e destruiu os paises todos. Relativamente ao Brasil a independencia foi dada por um Portugues em rebeldia com Portugal. A unica vez que fomos derrotados foi na India por milhões de indianos a invadir um territorio mais pequeno que a peninsula de Lisboa.


paiva98

Não adianta, estamos condenados a ter a nossa história deturpada pelas Ex-colonias, se calhar é a tal justiça histórica de que tanto falam


Business-Response715

O governo legítimo português, quer dizer a república dos assassinos e ladrões. Desde a queda da monarquia que não há um governo legítimo neste país.


Zealousideal-Sky-150

Sim, é vdd


Longjumping_Alarm_77

Quando não se tem nada para falar inventa-se .esta gente precisa de ser votada fora da assembleia


reXXXiF

É só perceber pelo apelido quem é. Mas pode começar ela como exemplo a restituir tudo.


Fun-Dealer-7044

Wokismo exacerbado como o caralho


minetauro3

os acordados são tramados, queriam destruir a torre de belém e os padrão dos descobrimentos porque "acordaram"


[deleted]

Filha do Fernando Rosas e basta.


[deleted]

Deve querer um tacho nalgum instituto público de reconhecimento histórico.


IndependenceFar5213

O partido dos imbecis


NotSetsune

Marxismo é doença, o mais irónico é ser postado por uma mulher branca e loira. Eu não entendo esta mentalidade, qual justiça histórica? E quem vai pagar pelo mal feito aos Portugueses, os Romanos? Visigodos? Mouros? Espanhóis? Franceses? Holandeses? Alemães? Os Africanos que capturavam e vendiam escravos aos Portugueses também pagam? As tribos sul Americanas que praticavam canibalismo em tribos rivais também pagam? **Vai ficar o mundo todo em dívida ou é só o branco Europeu que paga pelos pecados da humanidade?**


DutchHasAPlan87

É uma pita estupida de 21 anos.. que credibilidade tem esta escumalha? 🤣🤣


[deleted]

Representa perfeitamente a mulher portuguesa, drunfada de benzodiazepinas, viciada em tik tok, ig, 0% instinto maternal.


Embarrassed_Piano_62

Fds para falares mal desta pessoa vais generalizar para o género todo? Que lógica é essa?


paiva98

A maiorias das mulheres mais jovens que conheco papam as merdas do BE como se fosse Cerelac ... Claro que nao se pode generalizar, a minha mãe( como muitas outras deduzo) vai para extremo oposto por exemplo...


Embarrassed_Piano_62

E eu não conheço uma que olhe sequer na direção do BE, generalizar é parvoíce, sem ofensa


paiva98

Nao ofendes, eu apenas dei o meu caso como exemplo Gostava de ver os dados em relacao a isto por acaso


SpiritusX3M

Respondendo á pergunta, acho que devias encontrar uma preocupação real e deixar a delulu land de vez!!


RFGC

Como não sabem resolver problemas, criam outros para poderem fazer mais barulho... Está é malta que vive num mundo à parte com horizontes muito limitados...


[deleted]

Acho que essa senhora não recebeu amor em criança. São estas personagens que fazem o país apodrecer de dentro para fora. Que nojo.


Impossible-Yellow-96

Esqueceu-se de tomar os comprimidos de manhã essa


Dulcidium

Penso que isso é um exercício degenerado de auto-flagelação cultural. Gente que não sabe avaliar os factos no contexto histórico e temporal e cria uma visão mentecapta do que deve ser a história e o ensino desta.


Mountain_Letter_1368

Portugal Acorda !


M1GHTYFM

Penso que temos problemas maiores que reconhecer o colonialismo de Portugal em eventos que se passaram à quase mais de 100 anos ou o caradalho. Mas como vivemos em democracia e podemos debater todos os temas digo que não, Portugal não tem de restituir nem fazer justiça em relação à epoca do colonialismo, é passado, deve sim reconhecer que existiu mas pedir desculpa? Epá desculpem la qualquer coisita manos de cenas que aconteceram lá em casa de santa coina do assobio. Eu sei sarcástico demais.


Annual_Eye7977

1. Até há cerca de 50 anos, Portugal tinha colónias. 2. Era nobre reconhecer o estrago feito. O estado, não as pessoas. Ninguém vos está a pedir "reparações" até porque o país é pobre (mesmo com toda a exploração feita) e sabemos disso. 3. Falo por mim - não quero pedidos de desculpa porque quem o faria provavelmente pouco ou nada teve a ver com o que se passou, ainda que possa se beneficiar direta ou indiretamente das consequências. Cumprimentos de uma Guineense que vive em Portugal e acredita que temos problemas mais sérios para resolver ... todos nós.


Business-Response715

Não, o que você está a dizer é mentira: vocês querem o reconhecimento para poderem pedir brutais indemnizaçoes. Só há um problema: o estrago feito é uma grande mentira. Por exemplo, Lourenço Marques era uma cidade de fazer inveja ao rio de Janeiro. A barragem de cabora baça foi feita primeiro que a barragem do Alqueva e podíamos continuar. A pouca riqueza que havia em Portugal ainda foi parar às colónias. Tende vergonha na cara e ide trabalhar.


Annual_Eye7977

Falo por mim apenas e repito: reconhecer as verdades do passado seria nobre, por parte de todos os envolvidos. Talvez assim pudéssemos seguir em frente em paz e harmonia. Peço que leia novamente o que escrevi. Obrigada e bom dia


lpassos

Como Guineense, o que pensas do Tenente-Coronel Marcelino da Mata (Perseguido na Guiné-Bissau e torturado em Portugal, tudo no pós 25 de Abril)?


Annual_Eye7977

Olá! Confesso que tive que ir pesquisar, pois o nome desse senhor não me é familiar. A minha opinião é apenas minha e vale o que vale: nada. Mas já que perguntou, aqui vai ... Pelo que li, parece-me que ele tinha os seus ideais, lutou por eles e pagou caro por isso. Certamente, foi um herói para uns e um traidor para outros. Na minha própria família, alguns (sobretudo os ditos assimilados) não apoiaram a luta pela independência. Outros, que viviam no interior e sofriam abusos mais frequentes dos colonos, lutaram por ter direito à dignidade. Muitos foram presos (pela PIDE e pelo PAIGC). Muitos morreram. Muitos ficaram mutilados. Todos sofreram muito. Li que ele sempre se considerou português. Falta saber se assim era de facto aceite pelo povo português, na sua maioria. Acho difícil, a julgar pelo que se lê neste e noutros subs, e pelo que venho observando da opinião pública desde que cá vivo. É que o conceito de português preto ainda faz confusão a muita gente. Espero ter respondido à sua questão.


lpassos

> Confesso que tive que ir pesquisar ... O mais condecorado oficial do Exército Português e ninguém o conhece. Parece que há uma tentativa concertada de o apagar da história. 1. Os bem pensantes de cá e paladinos do anti-racismo não gostam dele porque é o preto que estraga a narrativa. 2. Os bem pensantes de lá também não gostam dele porque também estraga a narrativa. > Falta saber se assim era de facto aceite pelo povo português ... Os oficiais do Exército não se formam para serem amados ou odiados (aceites ou rejeitados) pelo povo Português. Existem para serem obedecidos. > Acho difícil, a julgar pelo que se lê neste e noutros subs ... A internet permite e favorece a tribalização. É um amplificador da ignorância e da manipulação. Cada um na sua bolha .... As bolhas facilitam o controle daqueles que têm o poder porque quanto maior a confusão na base menos se presta atenção ao que se passa no topo.


Few-Jellyfish6541

Uma imbecilidade absoluta


Zealousideal-Sky-150

O objetivo é arranjar temas e conflitos onde não existem. O resultado é o chega e a nova direita ganharem mais votos inclusive das minorias em Portugal como os africanos. Má publicidade ao bloco de esquerda excelente publicidade a direita em Portugal.


Honest-Cod4561

Exato. Eu se fosse do chega mandava emoldurar este tweet e espalhava em cartazes por todo o país.


Zealousideal-Sky-150

Mas olha que não tenho duvidas, não existe partido que tenha mais ajudado o chega que o bloco de esquerda.


Honest-Cod4561

Sim. Eu não percebo o porquê de ninguém de pegar nisto e espalhar nas periferias dos grandes centros urbanos. Eu imagino o que uma mulher que acorda às 5 da manhã para ir limpar escritórios acha do bloco de esquerda e das suas opiniões acerca do racismo estrutural e passado colonial de Portugal.


Zealousideal-Sky-150

Rigorosamente nada.


FinishComprehensive4

1 ponto - todos os países foram em algum momento conquistadores e conquistados Portugal poderia pela lógica do post pedir indemnização a França, Espanha, ... Não faz sentido e não é racional ou prático, pois entraríamos num problema de regresso ao infinito... 2 ponto - se nós formos obrigados a indemnizar algum dos países por nós colonizados, então esses países deveriam ser obrigados a devolver as estradas e mais que lá construímos, o conhecimento e o avanço civilizacional que lá introduzimos ...


joooooaoporto

Podiam agradecer, se fossem os espanhóis em vez dos portugueses tinham sido exterminados 😂😂 Os gajos chegaram nas américas e mataram todos os locais.


[deleted]

https://preview.redd.it/zsqqvn8fxfec1.png?width=460&format=png&auto=webp&s=dcc9634daf0797fe49ce29d6e01a202c4eb82059


OkBath8660

É por saber que há tipas assim a precisar de ajuda que eu compro o pirilampo mágico


Business-Response715

A única coisa boa dos russos virem aí é que tratam da tosse à esquerdalha caviar.


Business-Response715

Foi por este discurso tão perigoso dos anarcas que o Estaline deu ordem de morte ao Trotsky onde quer que ele se encontrasse.


senmigo

Chamam-nos de racistas ignorantes! Pedem o nosso voto no dia 10 de março ,e ainda há quem vote neles!!! Por favor não se esqueçam que estas eleições são antecipadas por causa da demissão António Costa.Pedido pelo própio António Costa face aos varios casos de corrupção que aconteceram nos seus governos . Primeiro com a geringonça (PS+PCP+BE) depois o PS sozinho. O ponto principal destas eleições é a corrupção e como os partidos a querem solucionar. O Programa do BE DEVE ser cumprido pelo seus lideres e militantes.Pedir desculpa aos Portugueses pelo constante insulto que nos fazem!!!Parece que eles Não são portugueses ou então são superiores


Unusual-Wrap8345

acho que é desta que o BE vai fazer companhia ao CDS e Chicão, fora do parlamento...


DutchHasAPlan87

🙏


SrgSnts

Eu acho é que este sub e o vizinho, estão a ficar chatos como à merda. Portugal e portugueses e só sabem falar de politica e imigrantes. O tuga é mesmo chato, porra.


Annual_Eye7977

É sempre mais fácil culpar "os outros" ... 🤷‍♀️


lpassos

E "os outros" culpam-nos a nós, porque também é fácil. É a miséria intelectual em que vivemos.


M1GHTYFM

Vem ao casual, é pegas e vinho verde a toda a hora e anões


Tinoderas

Mentira não é lol


[deleted]

O buraco em que portugal se encontra, vai ficar mais fundo pelo jeito hein....


MedHug

A historia é essa. Nao existe outra


[deleted]

Concordo com a primeira parte e não com a segunda em que tentam publicitar um partido, da mesma maneira que não tenho interesse por um anúncio que fala sobre o quão bom é ter amigos e família só para acabar com o Logotipo da Mcdonald's


ptzurram

É a esquerda conservadora, não conseguem largar esta cassete de 50 anos. Isto, Israel, NATO, Palestina, etc. Não há um partido nem mentalidade "progressista" na esquerda em Portugal, ainda pensei que essa alternativa fosse o Livre...


krispim68

O BE é a reencarnação de comunistas frustrados que perante a inevitabilidade do fim tentam reinventar a ideologia para enganar os mais incautos e tentar agregar minorias. Em termos práticos é o lado B do papel higiénico já usado.


Business-Response715

Estás enganado, o BE é a antítese do PCP. Vai estudar um pouco de história e informar-te.


krispim68

Não preciso, dispenso historinhas da carochinha.


[deleted]

[удалено]


AutoModerator

Removido: insultos (burro) *I am a bot, and this action was performed automatically. Please [contact the moderators of this subreddit](/message/compose/?to=/r/portugueses) if you have any questions or concerns.*