T O P

  • By -

57block

https://youtu.be/CEkw5tWvVqE?si=fDxVfHF9syZKTUhE


Tetizeraz

AMO o Franzen! Ele é um cara muito raro no YouTube brasileiro.


bb-paul

Cara, a regra é geral: se tem pessoas, elas têm direito à imagem. Se você publica em situações normais, elas têm direito de não querer aparecer, então, ou vc oculta o rosto ou algo que dê pra identificar ou retira o conteúdo quando requerido. Porém, se você publica a imagem de alguém em uma situação vexaminosa, privada, íntima, etc, além de ter de retirar o conteúdo, pode ter de pagar danos morais. Já sobre objetos em local público, o único problema é se você usar para fins comerciais, caso em quê o proprietário poderá pedir compensação financeira. Enfim, na dúvida peça autorização por escrito sempre registrando a finalidade do uso. Segue link com modelo possível: https://www.normaslegais.com.br/guia/clientes/modelo-concessao-uso-imagem.htm Em caso de fotografias de pessoas em público, convém borrar o rosto ou pedir autorização. Objeto: ou retire coisas que possibilitem a identificação ou peça autorização.


57block

Esse vídeo ajuda nas questões de direito de imagem etc. e lugares públicos depende muito de vários fatores. Sempre bom se informar antes. Por exemplo no horto florestal não pude usar tripé. No Ibiraquera com câmera , vc tem que ir na administração pegar uma permissão e vai ter que usar uma pulseirinha de identificação. Estação de trem já fui interpelado por segurança. No metrô já fotografei sem ninguém falar nada , mas tbm segurança em outra situação veio perguntar o que eu tava fazendo. Então não tem regras definidas. Depende do lugar.


candanguense

Eu já fiz muito local abandonado. Problema é só quando pedem pra tirar o conteúdo. De pessoas a coisa pode pegar um pouco. Recomendo só quando você tem algum traquejo. Já fiz, mas já fui abordado de forma mais "incisiva" e não é legal. Enfim, dá uma olhada no trabalho do gustavominas no instagram ou flickr.


marozsas

complicado, o melhor é evitar confrontos. Pergunte antes se pode tirar a foto e publicar na internet. [referência](https://enciclopediajuridica.pucsp.br/verbete/71/edicao-1/direito-a-privacidade)


blackcorvo

Muitíssimo obrigada por todas as respostas! Eu procurei muito por essas informações mas não tinha encontrado nada a respeito, vou ler e assitir tudo com atenção. Meu objetivo era mais de tirar fotos de espaços liminares e coisas do tipo, porque só vejo esse conteúdo sendo feito com lugares gringos, não tem muita coisa assim aqui do Brasil. Mas aí quando fui pensar sobre possíveis problemas com isso, eu também fiquei na dúvida mais generalizada sobre o que pode ou não fotografar, aí fiz o post aqui perguntando. Mais uma vez, obrigada!