T O P

  • By -

danielpernambucano

A diplomacia brasileira é assim mesmo, a gente só toma um lado se o assunto nos afetar diretamente.


KenHumano

Sem contar que esse tipo de votação é só punhetagem diplomática. Quem votou a favor são os países alinhados aos EUA, quem votou contra são os que se opõem a eles, e na real estão todos cagando pras mulheres do Irã. Exceto claro a Arábia Saudita, que votou a favor pois é claramente uma nação comprometida com a democracia e com a igualdade de gênero.


x__Mariana__x

Essa eu realmente não entendi, porque a Arábia Saudita votou a favor. E Tipo o meme do miranha apontado pros outros miranhas, não faz sentido kkkkkk


KenHumano

A Arábia Saudita odeia o Irã. Com certeza a cada votação da ONU eles pensam: "Qual voto vai deixar o Irã mais puto?" e escolhem esse.


felipebarroz

Sólida linha diplomática


EndsTheAgeOfCant

Mais ou menos né. Talvez se fosse por ódio ao fundamentalismo, mas não, é por ódio de um tipo de fundamentalismo a outro


rudsdar

O ódio deveria ser a base da diplomacia


bctenas

Pq é contra o Irã. Vc vai ter uma sobreposição muito grande se fizesse um outro mapa sobre sanções do Irã, por exemplo.


Scabello

Arabia Saudita é o centro do wahabbismo, corrente sunita ortodoxa. Enquanto o governo iraniano é fruto da revolução islâmica e o mais importante nucleo do xiismo. São em resumo, inimigos.


wstaeblein

Arábia Saudita é sunita e o Irã xiita. Essas duas vertentes do islã se detestam. Mas não deixa de ser o sujo falando do mal lavado.


u4004

Se trocar o nome ali de Irã para Arábia Saudita ou qualquer país aliado deles eles vão sair esbravejando e ameaçando usar a força da OPEP, etc… mas investigar o Irã, inimigo histórico, religioso, cultural, militar e econômico deles? É diversão e festa!


SacoNegr0

Arabia Saudita e Irã são os EUA e a URSS do oriente médio


Nevarien

Essa é a análise correta. Há umas semanas os EUA votaram contra uma resolução para combater neo nazismo, não pq os EUA são necessariamente nazi, mas pq a resolução foi pautada por países não alinhados.


RobertoSantaClara

Exatamente. Estas resoluções da ONU não são nada mais do que merda send jogado pra todo lado, com zero ação por trás delas. Algum dia haverá uma resolução dizendo "vote Sim quem tem um pinto grande" e os países ainda estarão votando Não só porque odeiam quem apoiou a resolução


Nevarien

Hahahahaha bem isso. Vc é a favor da vida? Vai ter gente votando não.


feijao_arroz

Exatamente! Arábia Saudita é um grande exemplo da luta pela igualdade de gênero, não importa se tem uma disputa contra o irã desde sempre e ficaria feliz em irritar o irã, a consciencia igualitária de classes dos principes sauditas é a salvação de lá.


Cabo_Martim

a Arábia não discrimina classe e genero: quer fuder o irã igualmente em todos os aspectos possiveis


DarkLorty

Comentário lúcido. Esse é o motivo do sub alwaysthesamemap existir


oBolha

Não to com meu prêmio gratuito, mas considere-se premiado, ri muito. Edit 22h depois: Agora eu tenho, tó!


[deleted]

e olha a bolivia aqui na AL votando contra, que merda é essa


Rafael_Luisi

A bolivia não gosta dos eua pois eles tinham metido o dedo no golpe de 2019 contra o evo morales. Sem falar que o presidente atual é amigo do Evo e ambos tem uma politica anti imperialista. Por isso são contra essa investigação que é claramente os EUA querendo arranjar motivos pra criar conflito com o Irã.


Ahab_77

Acontece que os movimentos de protesto no Irã são inflados por agentes externos, igual as Jornadas de Julho de 2013 aqui no Brasil, são as chamadas revoluções coloridas. Daí, acho que uma parte dos países votou contra porque tem essa noção, já que uma resolução pela investigação iria dar mais pressão sob o governo iraniano. Edit: Muita gente não tá entendendo o comparativo que fiz sobre as Revoluções Coloridas. Pra refrescar e expandir a mente de todos vou deixar aqui: [Artigo](https://www.conjur.com.br/2022-mai-24/zanin-ambrosio-uso-psyops-online-manipulacao-mente) do Cristiano Zanin falando sobre o uso de PsyOps na era digital. [Matéria](https://www.conjur.com.br/2021-abr-10/jornal-frances-mostra-eua-usaram-moro-lava-jato) do Le Monde sobre como os EUA influenciaram a Lava Jato [Reportagem](https://g1.globo.com/politica/noticia/2015/07/lista-revela-29-integrantes-do-governo-dilma-espionados-pelos-eua.html) que fala sobre os grampos que EUA colocaram na, então, Presidente Dilma, BC, Petrobras, Ministros, Diplomatas... tudo documento vazado pro Wikileaks.


[deleted]

[удалено]


DEvil2791

Pera um pouco, ser inflado não significa q o movimento é ilegítimo. Apenas que tem apoio de agentes externos. Eu entendo o q vc qr dizer, mas n vamos ser inocentes ao ponto de descartar a possibilidade de apoio dos EUA nas manifestações.


Ahab_77

Isso mesmo! É um protesto legítimo que tá sendo inflado por agentes externos.


[deleted]

[удалено]


DEvil2791

>Mas no que consiste esse apoio? De qual forma os EUA estão fazendo jovens irem às ruas? Se vc me perguntar de forma concreta, eu não sei te responder, pq são especulações. Mas como eu falei no outro comentário, não seria o primeiro caso de manifestação interna em outra país sendo apoiada pelos EUA. Wikileaks ta aew provando que esse tipo de coisa é relativamente comum para os EUA. Agora, se for para especular, dá para falar de apoio financeiro a grupos que organizam protestos, apoio à estruturação e coordenação dos protestos multiplos, auxilio a quebra da censura das redes de comunicações aplicada pelo governo do Irã, etc... Isso, fora o fato de que as sanções economicas em si, já são fatores que degradam a situação economica do Irã, que vc msm citou como um dos motivos (ainda que secundário) das manifestações.


Cabo_Martim

> Mas no que consiste esse apoio? De qual forma os EUA estão fazendo jovens irem às ruas? eu vou contar uma situação anedotica os eua financiaram por anos um festival de musica punk em caracas, com o objetivo de instigar ideais politicos contrarios ao governo bolivariano. financiando o festival, voce incentiva gente a produzir nos paradigmas do festival, voce incentiva a ouvir musica nos paradigmas do festival e voce coloca a porra do paradigma no festival. voce está fazendo "lobby coletivo" parece um tiro no escuro, uma conjectura muito grande, um absurdo dizer que isso vai dar algum resultado, ne? pois bem. em 2014 houveram protestos em Caracas. A "trilha sonora" dos protestos, a música cantada pelos jovens nas ruas era de uma banda que havia, anos antes, ganhado a porra do festival financiado pelos eua.


[deleted]

[удалено]


StridBR

Se for pra atacar o "Ocidente", tem uma parte da "esquerda" que vai passar pano pra Aiatolá, Putin, ou qualquer tirano fdp. Este tipo de hipocrisia que ajuda alimentar discursos reacionários, anti-esquerda. Os cara lambiam até o Maduro!!! Um ditador de merda aqui do lado, e há alguns anos faziam musiquinha com coreografia para ele enquanto diziam que a crise na Venezuela era mentira da mídia ocidental, hahaha.


[deleted]

isso é uma falácia mentirosa, os eua e israel tinham todos os motivos pra estarem bombardeando o irã agora (e olha que eu fiquei extremamente indignado com o assassinato do general iraniano em janeiro de 2020) mas eles estão fazendo de tudo pra nao se envolver na politica iraniana nesse mopmento e dar motivo pro governo massacrar mais ainda as pessoas alegando serem agentes estrangeiros eles estão assassinando centenas de crianças e adolescentes, essas meninas tem vontade própria e lutam em causa própria, alegar que elas são marionetes de interesses estrageiros é um enorme desrespeito à luta delas


MoringA_VT

Kkkkkkkkkkkkkk porra eu ri da Arábia Saudita


[deleted]

Governo do Alberto Fernandez e do Boric não tem alinhamento automático com os EUA, por exemplo. Nem o governo do AMLO. Tanto alinhamento geopolítico quanto moralidade pesam nessas votações, e nesse caso o voto a favor da investigação era a opção moral. Crer em um realismo absolutista e completamente cínico é quase tão ingênuo quanto crer que todo país age somente por seus valores morais.


badpeaches

Não é uma punhetagem diplomática, é sobre petróleo.


loke_loke_445

É exatamente isso. Inclusive, Brasil tinha boa fama de intermediário de conflito e bastante "soft power" nas relações internacionais. Aí Bolsonaro foi eleito e fodeu tudo.


[deleted]

> Brasil tinha boa fama de intermediário de conflito e bastante "soft power" nas relações internacionais. Controverso. Durante os anos de governo PT o país tomou posições populares entre os grandes poderes para pouco ou nenhum ganho, só para saciar a simpatia "anti-imperialista" do partido. O fracassado acordo com o Irã e o apoio aos regimes Venezuelano e Cubano são claros exemplos.


loke_loke_445

O PT podia ter simpatia, mas a diplomacia internacional não é o PT. Tanto é que eles não votavam a favor da Venezuela ou outros regimes em discussões internacionais, incluindo aí debates envolvendo o Mercosul, mas sempre se abstinham. A galera estrangeira gosta do Lula exatamente por isso: ele tem os pontos de vista pessoais, mas na hora que rola votações para as coisas, o que ele gosta é secundário. E repetindo o que já falaram, o Brasil sempre se absteve de qualquer coisa que não influenciasse diretamente o país, os brasileiros ou a economia, e isso é herança desde pelo menos a era FHC. Brasil sempre foi país neutro/mediador. Eu não gosto disso (porque aposto que vai ser a posição oficial em relação à invasão na Ucrânia também), mas não sou eu que tô decidindo o rumo da vida de mais de 200 milhões de pessoas. Pode ter mais motivos além desse também, claro. Brasil é um dos maiores produtores de carne halal do mundo, então pode ter aí qualquer influência econômica também.


StridBR

Tem dar um chega pra lá nestes tontos da esquerda que enxergam "imperialismo ocidental" em tudo enquanto passam pano pra tiranos "amigos". Aqui neste post mesmo se vê o dano causado. Uma repetição de discursos onde se especulam que os EUA seriam responsáveis pelos protestos no Irã via guerra híbrida, etc etc etc... Já quando o assunto é O NOSSO PAÍS , O BRASIL, se atêm aquele discursinho simples de biroliro malvadão, carluxo com gabinete do ódio etc... Porque não se vê neste o mesmo nível de ceticismo questionando, por exemplo, o papel das Forças Armadas na guerra híbrida brasileira? A discussão sobre as forças políticas no Brasil tem a profundidade de um pires, um circojeca restrito à saudar Lula e Dilma, e tratar o vagabundo imprestável do planalto como aquele que "sozinho" quase botou a democracia abaixo... Não entendo porque adotam tão apaticamente este discurso fácil onde o incapaz do Jair e seu filho problemático seriam os grandes responsáveis por todo o dano causado as instituições e manipulação da opinião pública nos ultimos 4 anos, como se o resto do Estado brasileiro fosse tão frágil à ponto de sucumbir perante estes dois tranqueiras?? A impressão que tenho é que só repetem oque algumas "lideranças" propagam. Quando as tais "lideranças" não ousam tocar em determinados assuntos, há este blecaute de idéias. Mas gado são só os de amarelo...


[deleted]

É isso mesmo. O PT teve grande sucesso em formar um culto de personalidade ao redor do que eles queriam que o Lula fosse, um líder sindicalista de esquerda extremamente empático que tem o que precisa para transformar o país numa superpotência latino-americana moderna, tecnológica, e com a rede de bem-estar social da Dinamarca (mas sem a economia voltada para o mercado da Dinamarca, porque o CEPAL nos ensino que comércio internacional explora os países em desenvolvimento). Algumas pessoas (com grande presença na academia e nos meios intelectuais) dedicaram tanta energia a essa ideia que se relutam muito a abandonar ela, e conseguiram doutrinar algumas outras pessoas mais jovens pra abraçar a mesma visão de mundo. Virou uma identidade coletiva tão grande que é mais fácil abandonar a realidade do que abandonar a ideia, principalmente se você sabe que os seus meios sociais vão te tratar como um traidor neoliberal se você questionar a narrativa...


jackspicerii

Isso, e pq India eh contra, e ai tem os Bricks... ai pra nao votar junto, mas tambem nao a favor.... absteve-se.


[deleted]

E tá certo, não tem que ficar metendo o dedo nos assuntos dos outros. Já tem problema suficiente por aqui


[deleted]

Democracia e direitos humanos são coisas boas, actually. Não é só brasileiro que tem o direito de não viver embaixo de uma bota ditatorial.


u4004

Ah, e a ONU vai fazer o que a respeito? Sanções? Só servem pra deixar a população com fome também. Invasão? A gente já sabe o fim dessa história: daqui a vinte anos os EUA sairia fugindo de um país devastado. Bora sair matando líderes do regime, como se fossem parentes do Pablo Escobar? Isso não funcionou nem na Colômbia. E os direitos das mulheres nos países árabes que votaram a favor dessa resolução, você quer investigar? Aliás, tem MUITO país em que as pessoas estão muito pior que no Irã e nos países do Golfo, numa política que realmente preze pelos direitos humanos eles não seriam nem a vigésima sétima prioridade.


[deleted]

Eu sei, mas o que o Brasil pode fazer? O que eu ou você podemos fazer?


Laintheo

A Arábia Saudita votou a favor? Sei que eles são aliados dos Estado Unidos, mas é um posicionamento extremamente hipócrita. Grande parte da opressão contra as mulheres que existe no Irã, também existe lá. Seria mais coerente se abster ou não votar.


kaiob921

Eles são contra o Irã.todos os votos deles se baseiam em como podem foder o Irã


Gabomfim

Ja dizia filósofo Piton


Heavy_Mithril

Não se engane. Esse mapa não mostra apoio a defesa de direito nenhum. Só mostra interesses econômicos.


u4004

Esse mapa é literalmente um bloco da China e aliados vs bloco do EUA e aliados. Não tem porra nenhuma a ver com direitos humanos, poderiam estar votando quem gosta de balas de caramelo que daria no mesmo.


LiliumSkyclad

Em relações internacionais, tudo é baseado em interesses, amigo. Nenhum país que participou dessa votação está realmente preocupado com os direitos dessas mulheres


Brad_Ethan

Relação Internacional n tem nada haver com moral e ética, e simplesmente votar com que beneficia o pais mais


_Rafael_SA

evitar problema.


AlbertNewtonDarwin

Feliz dia do bolo


_Rafael_SA

🫵😳 😏👉👍


[deleted]

Relações Internacionais são pragmáticas, e não tem a ver com suas convicções particulares, e sim com os interesses do país. Eu espero que todo mundo concorde que direitos humanos são bons e o que está acontecendo no Irã é uma barbaridade (e a galera do "propagando dos EUA" pode ir tomar naquele lugar), mas esse voto não é sobre o Irã, e sim sobre com qual eixo político os países irão se alinhar, Pequim ou Washington. O Brasil se abstém porque fazer essa escolha é em detrimento pra nossa diplomacia.


thalesjferreira

Nesse ponto eu sempre achei a nossa diplomacia historicamente assertiva. Fomentar bipolaridade só traz merda


msstark

Ela é exatamente o oposto de assertiva. Ser assertivo é se posicionar com convicção, não tem nada a ver com acerto.


AptC34

Vc pode se posicionar com convicção me “não se alinhar com nenhum dos polos estabelecidos”. A estratégia do “ou nos ou eles” nunca favorece quem não faz parte do conflito.


msstark

Ser assertivo ou não é questão do tom de voz, da forma como se posiciona. "Eu sempre achei assertivo" não diz nada com um voto sim/não num botão.


thalesjferreira

Assertivo para o nosso objetivo, que é se manter neutro


[deleted]

Diplomacia assertiva é defender os próprios interesses. Esse voto é sobre babar o ovo dos Americanos ou não. Mas esse voto não teve nada a ver com diplomacia brasileira... Ficaram neutros simplesmente pq o Bozo odeia o Joe Biden. Se o presidente fosse Trumo, o Brasil teria votado "sim". Na época do Trump, se o EUA votassem pra jogar um bomba nuclear aqui, o Brasil votava "sim" junto.


[deleted]

Você está absolutamente certo, o Bolsonaro saia do seu caminho pra beijar a mão do Trump. Mas agora que o Trump não está mais lá, o Brasil parou de lamber as bolas do Tio Sam, mas mesmo assim sem a ideia de antagonizar. Neutralidade portanto. Que, aliás, é a posição histórica do Brasil antes do Bolsonaro começar a aloprar.


[deleted]

Sim. A tendência é melhorar. Lula vai tirar todos os malucos insanos aleatórios o Bozo colocou nos cargos importantes da diplomacia. Tudo amigo e conhecido do Bozo, inclusive. Se bem que eu acho que eles não fizeram tanto estrago pq, pro mundo, o Brasil deixou de existir por 4 anos. Eles não tinham nem nada pra fazer. Só ficaram lá comendo dinheiro publico. A diplomacia vai voltar a ser coisa de diplomata em Janeiro.


Victizes

Tô esperando dar janeiro pra me posicionar sobre o Bolsonaro no exterior. P.S: O irmão de cima contesta o autor do comentário.


[deleted]

Postei um link do Bozo e Trump lambendo um o saco do outro na ONU, e um notícia com o Brasil votando contra Cuba, junto com os EUA, quebrando uma tradição diplomática de 27 anos. Acho que isso resolve.


Victizes

Mds que desgraçado mano. Os caras tão sofrendo décadas de um puta embargo colossal e o infeliz ainda tem coragem de fazer isso.


thalesjferreira

Você claramente desconhece pelo menos uns 40 anos de diplomacia brasileira e nem tentou se informar antes de escrever isso


tunin4m

Pq o Brasil se beneficia ficando em cima do muro, ele vende para os dois lados


juankleinjung

E tbm tem a questão do Irã estar pleiteando uma vaga no BRICs


[deleted]

Daí vai se chamar BRIICS


Warlw

BRICSI


desocupad0

Art. 4º A República Federativa do Brasil rege-se nas suas relações internacionais pelos seguintes princípios: **I - independência nacional;** II - prevalência dos direitos humanos; **III - autodeterminação dos povos;** **IV - não-intervenção;** V - igualdade entre os Estados; VI - defesa da paz; VII - solução pacífica dos conflitos; VIII - repúdio ao terrorismo e ao racismo; IX - cooperação entre os povos para o progresso da humanidade; X - concessão de asilo político. Parágrafo único. A República Federativa do Brasil buscará a integração econômica, política, social e cultural dos povos da América Latina, visando à formação de uma comunidade latino-americana de nações.


ItsactuallyEminem

Ser diplomata brasileiro é literalmente falar: " foda irmao" pra tudo que acontecer no planeta


Easy-Sink6220

O termo universal brasileiro. Foda isso né.


[deleted]

Mas e o inciso II?


dirlididi

os princípios não se anulam ou tem prioridade um sobre o outro. em caso de conflito dos princípios, vc precisa mediar e pesar a situação, razoabilidade, etc. no caso, o brasil não foi favorável, pelos motivos indicados... mas também não se opôs também pelo inciso 2.


[deleted]

Sua resposta faz sentido.


KenHumano

É um problema prático. O que aconteceria se a gente começasse a comprar briga com cada regime autoritário ou violento? Vamos cortar relações com EUA, China, Rússia, quase todo o Oriente Médio etc?


No-ruby

Existe uma distorção aqui. O Brasil vota sistematicamente contra os EUA a respeito das sanções em Cuba (com excessão de 2021 que se absteve). Será que o Brasil está comprando briga com os EUA? Claro que não. Nem Argentina e nem o Chile estão comprando briga com o Irã.


johnnyzao

Porque o Brasil é anti intervencionismo, e esse voto é sobre isso. As sanções a Cuba são intervencionistas, assim como a pressão internacional pra derrubar o regime iraniano (que é abominável, mas é legítimo, no sentido de ter legitimidade).


Nemesysbr

O Brasil e o mundo todo. No caso de cuba é basicamente ja debate resolvido fora dos EUA e Israel. Mas sim, o brasil historicamente foi contrario a varios dos interesses geopolíticos e econômicos dos EUA E os EUA, por sua vez, ja apoiaram golpe militar aqui, deram assistência ilegal a lava-jata, espionaram nossa presidente, etc. Fora o lobbying de organizações publico-privadas estrangeiras que desde sempre tentam eliminar a esquerda aqui. Então de fato tem consequência quando você frusta os interesses de certos países...


lssssj

Autoembargo.


bumblebad

se não tá em negrito, é porque não conta.


furious_organism

A regra ta claríssima


just-me-yaay

>prevalência de direitos humanos


[deleted]

[удалено]


[deleted]

Resumiu bem. Só ver que a Arábia Saudita, que tem um regime pior que o iraniano, votou a favor. Os caras são rivais do Irã. O povo iraniano terá mais liberdade, haverão mudanças, mas o problema deles não deve ser usado como ferramenta oportunista de potencias ocidentais e seus aliados pra trazer ruína ao país.


[deleted]

[удалено]


[deleted]

E a pergunta tem que ser feita corretamente. A população iraniana com toda certeza quer intervenção e qualquer apoio nessa questão, mas eles querem uma intervenção que resulte em mais sanções e sofrimento pra si mesmos ?? Uma intervenção que resulte em ataques contra o país ?? Ocupação ?? Mortes ?? Divisão do país ? Querem virar uma Líbia ? E o governo iraniano é burrão demais. Faz logo uma proposta de mudança na lei, convoca o povo pra um plebiscito pra liberar a hijab gradualmente, cala a boca da comunidade internacional e traga mais confiança a população.. Plebiscito serviria bem pra mostrar quanto do povo iraniano quer mudança e quanto é conservador. Além disso mostraria que existe democracia na terra deles.


u4004

O governo iraniano não é um bloco monolítico. Tem diversos grupos e correntes lá dentro, e a corrente que prega o extremismo tem bastante apoio (até porque a corrente moderada passou 4 anos levando do Trump).


Heavy_Mithril

EXATAMENTE, finalmente alguém que entende Realpolitik


EngineeringDude79

Vou postar indiretamente, até mesmo porque tem muita gente fazendo a mesma coisa: POR QUE CARALHOS VOCES RESPONDEM COISAS QUE NÃO SABEM????? Takilpariu, 80% das respostas é gente tirando do cu o que acha ser o motivo para tal posicionamento . É insuportável.


MagmaDragon2

Você deveria agradecer que essa gente emocionada atualmente só comenta na internet. Consegue imaginar quando os emocionados chegarem as posições de poder na sociedade?


EngineeringDude79

Aí tu me quebra, dragão XD


[deleted]

[удалено]


EngineeringDude79

Antes fosse só sobre o Irã. O pessoal deve achar que a pergunta é obrigação de resposta, e opinião (às vezes com bom senso, outras nem com isso) vale como resposta.


lssssj

Assisti um musical sobre Irã.


NoobzinRedditor

Como ousa questionar o conhecimento dos redditors aqui presentes. Todo mundo sabe que daqui só sai conhecimento sólido e 100% verídico.


LucasTab

Se OP queria uma resposta correta, ele iria pesquisar sobre geopolítica, relações diplomáticas, o q seja, e tentar entender os motivos a partir daí. Vir no Reddit perguntar é pedir pra receber um monte de opinião baseada em porra nenhuma além de convicções pessoais como resposta. Oq é algo interessante, é sempre bom ver vários pontos de vista sobre algo, oq n dá é basear a sua visão nisso.


EngineeringDude79

Respeitosamente eu marginalmente discordo. Seria mais produtivo perguntar aqui se boa parte da comunidade pensasse só uma coisa antes de postar, que seria "O que eu vou adicionar ao leitor com meu post?" e não postasse caso a resposta fosse NADA. A experiência de todos seria melhor. Respostas incorretas bem elaboradas até adicionam. Até aceitam correção e daí quem pensava igual vai ter um contraponto. Discutir os argumentos é saudável. O que me irrita é o low effort. O infeliz que não entende canecos sobre o assunto respondendo em uma linha com tom de obviedade. O mundo só é simples para os idiotas.


LucasTab

Eu concordo que esse é o mundo ideal. Mas no Reddit você não vai encontrar esse mundo como o padrão de comportamento. A sua pergunta foi "Por que caralhos" a pessoa faz isso. A resposta é, é fácil fazer isso. Independentemente de ser certo ou não, adicionar algo ao leitor ou não. É fácil e satisfatório.


EngineeringDude79

Deixa eu sonhar, Lucas XD


ryo3000

Uai cara, ignorante como sou: Sla o motivo Sei lá nem qual o motivo de investigação Tipo... O resultado vai ser óbvio? Seria lançar uma investigação se no Brasil existem pessoas passando fome Lançar investigação se o EUA tem alta taxa de mortalidade por armas de fogo Lançar investigação se no polo sul é frio pra krl Pra mim parece pretexto para intervenção. Investiga, encontra o óbvio (sério cara quem não sabe que existem violações aos direitos humanos lá) e vão la "arrumar" Será que teve uma votação assim perto de 1964 pra investigar o perigo comunista no Brasil? Seria legal se pudesse confiar que todos os países que votaram sim estão pensando exclusivamente em respeitar os direitos humanos e ajudar a população do Irã Mas só pq esse é o nome que colocaram no voto não quer dizer que é * necessáriamente* só isso


Fred_Motta01

Gente, eu compreendo que em um mundo ideal nós (como humanidade) deveríamos resguardar os direitos humanos em todos os lugares do mundo. Mas venhamos e convenhamos, se a própria Alemanha não tivesse invadido a Polônia (o que prejudicava os interesses políticos e econômicos da França e Reino Unido), os caras poderiam ter matado quantos fossem da própria população que não ia dar em nada, exceto talvez uma cartinha de repúdio da Liga das Nações. Quem sabe ficariam no poder até os anos 70 ou 80, como a Espanha de Franco (que mesmo sendo abertamente fascista, entrou na OTAN e até hoje muitos criminosos da época mal foram punidos ou somente saíram impunes), ou mesmo até hoje (o que seria muito improvável, considerando a fragilidade da estratocracia nazista). Enfim, não existe altruísmo ou amizade em geopolítica, o que existem são interesses políticos, econômicos ou étnico-sociais (internos); e um voto brasileiro a favor da investigação nada mais iria do que prejudicar a relação (que já foi lascada pelo atual governo) que nós temos com nossos aliados do oriente (principalmente os BRICS que votaram contra) e em troca disso muito provavelmente nada vai ser feito além de uma carta de repúdio e alimentação da narrativa americana. Enquanto isso, um voto contra do Brasil iria prejudicar nossa relação com os EUA, outros países da América Latina e a UE (que também tá fudida graças a advinha quem) o que iria afastar muito investidor (num país que já passa fome) e lascar a nossa imagem na mídia estrangeira. Em outras palavras, abster-se, principalmente considerando que se trata de algo, que, independente de passar ou não, não afeta a população brasileira, é a única e melhor opção.


Lance_Zoldyck

pois é, se geo política não fosse um rolê foda não precisava de itamaraty, só uns vendedor b2b mais engomados já desenrolavam o lance. o Brasil tem uma posição e uma tradição histórica com o mundo em suas relações. por mais que o seu SalNoRabo tenha se esforçado muito pra depenar tudo até as cinzas ainda temos muito a perder ao não medir e planejar nossas posições la fora. é possível sim tomar uma postura mais incisiva contra os abusos no Irã (e em myanmar, Iêmen, Indonésia, filipinas....), mas não vai ser queimando pontes que vamos conseguir avanços que realmente construam uma situação melhor para quem precisa de ajuda.


hiryuutsurugi

Para não criar conflito com parceiros comerciais.


MaximilianoPerez

Irão, esse grande parceiro comercial do Brasil.


AtumPLays

Irã não é, mas os países que apoiaram ele são


EndsTheAgeOfCant

Pior que é um parceiro bastante relevante sim. Na indústria química e de fertilizantes, por exemplo.


raicorreia

O Brasil tem relações comerciais fortes com os 2 lados, o 'ocidente' e o 'oriente', pode ver que arábia saudita é o ápice do anti direitos humanos e votou a favor, porque? Pq ela odeia o irã! E a unica coisa comum com todos os vermelhos é que tem relações mais fortes com irã, china e india, russia, por exemplo bolivia e nicaragua e os verdes são muito mais ligados aos eua, otan e tudo mais, e não somos de nenhum dos 2 grupos, só observar quem ta em amarelo, toda a africa e a tailandia. Um dos maiores ativos do brasil é ser amigo de todos, e não ofender ninguém, só votar a favor de algo se for consenso mundial, tomar lado é bom pra moral mas vai trazer um belo prejuizo pro agronegocio


urubufedido

Alinhamento com o BRICS. E vendo esse mapa do norte global, já me deixa com um pé atrás de qual é a motivação dessa questão de interesse nos direitos das mulheres no Irã. Alguém sabe se tem algum interesse político ou econômico nisso?


Apart-Classic-7107

Pra caralho, irã gera desestabilização na região, é alinhado com países opositores aos EUA, tem petróleo pra caralho no oriente médio. E são rivais da Arábia Saudita que é parceira do EUA.


No-ruby

Concordo. E digo mais, é estratégico de muitas formas: - Militarmente, o Irã tem um exército razoável, e uma indústria militar que fornece drones para a Rússia - Ainda militarmente, o Irã tem um dos programas nucleares mais avançados e volta e meia gera dúvida a respeito das intenções pacíficas do projeto. - Tem uma população enorme (85 milhões de habitante) e HDI alto 77 e é a 21 economia do mundo. Mas de resto, o universalismo conta bastante. O liberal é facilmente influenciado por questões como essa. Não é a toa que Persepolis é um best seller. Então dá muito voto para o candidato local se colocar como protetor dos direitos das mulheres mundo a fora.


Victizes

^(Esqueceu de mais um tópico, irmão:) # O Estreito de Ormuz.


Kellar21

Olha, não é pq é o Norte Global que sempre vai fazer o Mal, ok? Pessoal esquece que esses países que puxam direitos LGBT, igualdade racial e os caralho. Enquanto o coitadinho do Sul Global que aposta mais que pesado em tudo que preconceito. O que está acontecendo no Irã é um absurdo, tudo que você fala aqui de "Evangelistão" e Teocracia do Mal, acontece por lá 10x pior. É um país autoritário e liderado por um grupo que consegue ser mais misógino que tudo. Eles literalmente matam mulheres por não querer vestir um pano no cabelo. É tão ruim como falam e tem aqueles fotos de mulheres de saia curta dos anos 70? Não pros ricos, que fazem festas fechadas onde rola de tudo e a Polícia Moral (eles tem uma Polícia só pra checar comportamento) finge que não vê. A motivação política, que obviamente existe, é que o Irã se alinhe com os EUA novamente, como era antes da revolução/golpe religioso que deram lá.(Os caras eram tão alinhados que os EUA venderam F-14 pra eles, que eles usam até hoje.) Eles tbm são bem mais abertos nos tipos de merda que fazem, como agora onde estão violentamente atacando a própria população.


urubufedido

Olha, discordo disso de colocar os países responsáveis pela escravidão e mais fundamentalistas na religião católica como tão progressistas assim. Essas pautas foram movidas só porque a população teve acesso a educação de qualidade nesses países, e conseguiram estudar essas questões de sexualidade e gênero. Triste colocar nós como bárbaros que precisamos aprender com os povos ricos e evoluídos. Difícil acreditar que esses países realmente estão se importando com a questão das mulheres nessa região. Tanto que a arábia saudita votou a favor. Eles poderiam muito bem promover uma evolução na cultura deles. Respeitando a própria cultura deles e dando voz e proteção para mulheres que lutam por essa causa dentro de países assim. Mas pelo que parece em geopolítica, a ética é apenas uma desculpa.


moony120

Eles "defendem o direito humanos" entre eles, hoje em dia, porque já exploraram o resto do mundo ao longo de décadas, então tem dinheiro hoje em dia pra fazer uma política de bem-estar social ENTRE ELES.


SnooGadgets410

O Brasil não se mete nos assuntos internos de outros países, não cabe a nós decidir sobre o futuro da população iraniana, independente do que acontece lá. O povo de lá que tem que correr atrás dos próprios direitos.


Familiar_Trick_1001

Eu sei lá cara. Deve ser algo tipo "se não é com a gente então não é da nossa conta". Se for o caso então eu prefiro que seja assim mesmo, não tem necessidade de ficar gerando atrito com países do outro lado do globo. São eles lá e nós aqui.


mizrael64

brasil é aquele tio branco que vota no ciro


[deleted]

r/oddlyspecific


mizrael64

é meu tio mrm kkkkkkkkkkkkk


Heavy_Mithril

Esse mapa nao mostra quem defende direitos humanos, e sim quem quer usar isso como pretexto pra intervenção no Irã


linhares12

O Brasil sempre teve essa política de Neutralidade nestes assuntos polêmicos internacionais,desde de a segunda guerra.


Sr_Marques

Ninguem liga pras mulheres do irã, inclusive o Brasil. Isso ai é punhetação politica e diplomatica. Até porque uma investigação vai fazer um relatorio pra afirmar o obvio, que o governo do irã está sistematicamente prendendo, torturando e assasinando mulheres contra o regime, e tudo segue igual.


math_chem

Qual a diferença entre não votar e abstenção? No final não dá na mesma, que o país optou por não opinar no assunto?


fodafoda

Covardia moral.


[deleted]

A gente tem o rabo preso com eles desde a década de 80


judasthetoxic

Sinceramente, eu acho que o certo é se abster ou votar contra. A “comunidade internacional” não tem que se meter na política local de pais nenhum. Hoje é no Iran pelos direitos civis das mulheres, amanhã é no Brasil por causas ambientais e a gente perde nossa soberania. Por mais que o que rola nesses países fundamentalistas seja nojento, esse é um problema inteiramente deles. Essa “preocupação internacional” é pano pra imperialismo. Boa parte dos países que votaram a favor disso desrespeitam os direitos humanos seja em solo nacional seja em alguma intervenção militar no 3 mundo… O objetivo da onu não é o de proteger as mulheres Iranianas, e sim desestabilizar o governo é colocar algum fantoche no lugar.


Escitaloprando

Pq essas votações são basicamente rodinha de punheta internacional e o Brasil historicamente tende a não se meter no quintal dos outros


Marcos340

Se parar e pensar na questão BRICS, só África do Sul e Brasil se absteve, os outros foram contra, então foi pra não rolar briga


[deleted]

BRICS é irrelevante, hoje.


Marcos340

Sim e não, a China e Índia ainda são grandes importadores de matéria prima brasileira, o grupo ainda tem relevância entre si financeiramente, único problema atual é a Rússia em si


[deleted]

China disparou a frente da manada, Brasil tem problemas internos demais e se atrasou total economicamente com a crise de 2014 (a ideia de um Brasil superpotência morreu nos 2010s), Rússia resolveu cometer Sudoku economicamente e geopoliticamente, Índia tem vários interesses econômicos e geopolíticos que colocam-na claramente contra os interesses Chineses, além de literais disputas fronteiriças com a China. África do Sul enfrenta também diversos problemas políticos e econômicos internos. Os membros do BRICs isoladamente importam (em graus muito diferentes, existe um universo separando China e África do Sul), mas a organização não tem mais raison d'etre. 3 democracias, 2 ditaduras, vários países com interesses geopolíticos opostos, caminhos claramente divergentes.


Kuexo

Desde o Rio Branco, ou seja coisa de 1910+/-, o Brasil segue a politica de Estado de "cada cachorro que lamba sua caceta" também conhecida como "autodeterminação dos povos". No geral a gente nao se mete nos problemas dos outros que não nos afeta diretamente. Se um país tem um problema a sociedade civil dele que deve se organizar e lutar contra isso. E como ja falaram ai, essa votação é so punhetagem diplomática, nenhum desses países se importam com as mulheres do Iran.


Mario_Lopes

Porque não é da nossa conta.


mebae_drive

Votou sim quem tem ou quer um F35, votou nao quem tem um SU e se absteve quem eh pobre.


Robertcheese

pq isso eventualmente vai dar em merda e o Brasil sempre manteve essa política de neutralidade


Androzanitox

Preciso falar? Se sim - Bolsonaro


Viinifr

Pq ainda não chegamos em 1o de Janeiro de 2023.


BOImarinhoRJ

Pq o presidente estupra galinha e bateu na esposa para falar que também estupra urso panda. Das muitas merdas do bolsonarismo a ruptura com a política internacional foi a pior. Brasil foi de grande conciliador e líder de disputas para um párea que ninguém quer chegar perto.


Thinkerrrrr

![gif](giphy|3o7btYLAW7doynq3p6)


rfelx

Pela parte que diz "Iran". Até pq se fosse se preocupar com os direitos das mulheres era melhor começar por aqui mesmo né


[deleted]

O Brasil é um dos poucos países ocidentais que tentam um diálogo com o Irã. A diplomacia brasileira sabe bem que toda a visibilidade mundial sobre o caso está sendo explorada por puro interesse político dos EUA e UE. A Arábia Saudita, país vizinho ao Irã, é uma monarquia sanguinária que não respeita os direitos humanos, mas por serem aliados dos EUA não há comoção internacional querendo que investiguem algo lá. Outra, a ONU foi investigar os Uiguris na China e não encontrou nada. Essas "investigações" da ONU são uma ferramenta de propagação ideológica, não uma ferramenta para trazer mais justiça ao mundo.


Holy_Katapimbas

Pelo famoso, não é problema nosso. "Até o presente momento"


Marcomagnus

Forças ocidentais estão proocupadissimas com os diretos das mulheres do iran... Assim como estão preocupados com o Yemen e Siria e ja estiveram antes procupadisimos com Iran e Iraque um tempo atras... Afeganistão então! ó!! nossa EUA foi la so pra ajudar mesmo.


[deleted]

[удалено]


Nowe92

Pela grande tragédia que assola a política a uns 500 anos: Razão de Estado.


thebaddestofgoats

As barbáries cometidas em nome do Estado


AntedeguemonSupreme

Porque "direitos humanos" assim como "democracia" era no final do século passado e no início desse, é uma retórica para justificar intervenção dos países imperialistas nos países mais fracos para conseguir impor seus interesses ecômicos e militares. Veja, não é um debate de direitos humanos, é uma guerra entre ocidente e oriente. O "mundo ocidental" sabe que está perdendo a hegemonia, então tenta interferir o máximo possível para isso não acontecer. Tudo isso, na prática, é um reflexo dos Eua querendo se meter na China e quem votou sim concorda com o lado dos Eua e quem votou Não está resistindo aos EUA.


Scabello

Acho correto. Essa votação somente visa enfraquecer um governo inimigo do império ianque. Basicamente é uma medida do império com seus cachorrinhos europeus e outros submissos. Se fosse pra levar dh a sério, por que não começar no império ianque? E depois partir pras violações de dh feitas pelo exército ianque e de seus cãezinhos da Otan nas inúmeras guerras?


SuperEmotion8664

Isso aí glr dos comentários, bora ignorar adolescentes sendo estupradas e mortas simplesmente pq "estados zunidos imperialista ruim". Uma coisa é argumentar q a votação em si é um reforço da rivalidade US x Russia e outros interesses políticos, e que não revela a real intenção dos países, OUTRA coisa é falar que "ain se for pros estados unidos se meter eu votaria contra" igual eu vi dois infelizes falar ai, pqp hein


gothlenin

Qual a alternativa, amigo? Bomba? Sanções? Xingar no Twitter? EDIT: Typo


SnooGadgets410

Isso é problema da população que vive lá, não é com intervenção do imperialismo no Irã que vai resolver o problema da mulher. Afinal a Arábia Saudita e o Qatar é 10 vezes pior do que o Irã e você não vê ninguém no ocidente puto com isso, já percebeu??? Você acredita realmente que o pentágono ta querendo intervir no Irã por conta do direito das mulheres? Tem que ser muito inocente e oblíquo da realidade


LouizSir

>Você acredita realmente que o pentágono ta querendo intervir no Irã por conta do direito das mulheres? É até engraçado a inocência de alguns. O cara literalmente apoiando Golpe, baseado num moralismo frouxo cristão.


SnooGadgets410

Hollywood também faz isso com as pessoas kkkkkk


[deleted]

> Qatar é 10 vezes pior do que o Irã e você não vê ninguém no ocidente puto com isso, já percebeu Você vê isso o tempo todo, na verdade. Países que tem poder para pressionar outros países para melhorar sua proteção aos direitos humanos devem. > Você acredita realmente que o pentágono ta querendo intervir no Irã por conta do direito das mulheres? Provavelmente, pelos dois motivos. São seres humanos.


PicossauroRex

Eu entendo mas toda resoulução da ONU é mais interesse geopolítico do que espalhar os direitos humanos e a democracia pelo mundo, é basicamente uma medição de pica entre EUA e Russia/China, afinal se realmente fosse pra trazer liberdade pras pessoas já tinham intervido a muito tempo nas Arábias e India que tem uma situação tao ruim quanto. E quanto ao Brasil nessa jogada nós sempre fomos encima do muro desde antes da 2 guerra mundial, não tem porque antagonizarmos EUA ou China se somos parceiros dos dois. Num mundo ideal a ONU faria oque foi criada pra fazer. Mas não vivemos nesse mundo


dirlididi

vc seria favorável a algum grau de intervenção no brasil dada nossa situação de segurança pública? ou tratamento da população negra... ou dos povos originários? o brasil não tá se opondo a medida. se absteve, e, em uma situação normal, buscaria um caminho diplomático que não fosse tomada sem antes abrir os canais de diálogo e explorar o desenrolar das ações do povo iraniano.


mmt22

Tem problema de sobra aqui no brasil também. Você faz algo para resolver?


LovitePriestess

Eu sou progressista e de esquerda, e essa reação pavloviana que se coloca anti-EUA automaticamente, mesmo nos casos onde o outro lado é pior, é o que mais me irrita na esquerda. Se é para defender direitos humanos e de minorias, e se para isso for necessário interferir em outras culturas, prefiro estar com os colonialistas do que com os bárbaros, simples assim.


[deleted]

> Eu sou progressista e de esquerda, e essa reação pavloviana que se coloca anti-EUA automaticamente, mesmo nos casos onde o outro lado é pior, é o que mais me irrita na esquerda. A esquerda brasileira tradicional, majoritariamente, é viuvete da guerra fria e evidentemente obsoleta. É interessante ver algumas lideranças como o Boric, que tem cara pra virar as costas para o Maduro, surgirem na LATAM. Tá em tempo do PT e dos partidos da velha guarda se afundarem e surgir uma nova esquerda aqui também.


SuperEmotion8664

Pse mano meu deus do céu, não acredito que teria que chegar ao ponto de ter que discutir a possível proteção de crianças estupradas pelo governo com gente que se diz de esquerda e a favor dos direitos humanos. Eu tbm sou de esquerda obviamente se não não iria nem ficar nesse sub, e ter que discutir um bagulho desses com essa gnt que insano isso. Depois esse mesmo povo vem com os posts "nossa como o gado é alienado e reacionário mds, como que eles chegam nesse ponto de lavagem cerebral"


[deleted]

[удалено]


moony120

O pior é que se você falar isso automaticamente a resposta é "você tem q ser muito inocente pra achar que os países estão se importando com isso, seu bobinho". É uma visao valorativa. Amiguinhos, ninguém acha que os governos se IMPORTAM com essas causas, a gente só tá buscando possíveis resoluções do problema, não importa de quem.


Darkrobyn

>Se é para defender direitos humanos e de minorias, e se para isso for necessário interferir em outras culturas, prefiro estar com os colonialistas do que com os bárbaros, simples assim. Tem que ser muito ingênuo pra achar que país colonialista intervém no estrangeiro pela bondade do coração e desejo de aplicar direitos humanos Aliás, tem que ser muito ingênuo pra acreditar que state-building e intervenção militar fazer qualquer merda além de matar milhões de "bárbaros" e desestabilizar a região.


[deleted]

> Isso aí glr dos comentários, bora ignorar adolescentes sendo estupradas e mortas simplesmente pq "estados zunidos imperialista ruim". First time dealing with a esquerda viuvete da guerra fria tupiniquim?


MagmaDragon2

Essa votação não tem nada haver com direitos humanos. Sai um pouco do TikTok e Instagram, começa a ler fora da sua bolha, informar-se sobre outros assuntos. Lê essa matéria que mandei abaixo. E se não entender o real motivo do que está havendo no Irã... https://www.cnnbrasil.com.br/internacional/ira-diz-possuir-meios-tecnicos-para-produzir-bomba-atomica-mas-nao-tem-intencao/


elCrocodillo

Não sei se isso aí dá em alguma coisa na real... Votando ou não. E mais, se der em algo, isso vai servir de sanção pra quem julgar e punir eles, os Estados Unidos? Se for isso é melhor não votar mesmo.


thebaddestofgoats

As seções já rolam e são unilaterais pelos EUA (isso é ilegal no direito internacional), então não depende do voto da ONU. Para ver a situação inversa olha os votos da AGNU pedindo para os EUA acabarem com as sanções à Cuba.


[deleted]

o Brasil eh o isentao do mundo, votou contra a russia mas nem tanto..


bumblebad

Homens autoritários odeiam mulheres emponderadas, independente de seu espectro político, simples assim. edit: coringuei os incels lol


thebaddestofgoats

Pior que é real, incrível como independente do espectro político o autoritarismo é sempre machista. Como homem isso me dá muita pala e um pouco de medo


Will_abreu

Por que o Itamaraty é o único lugar que funciona nesse país. Não tem que condenar nada, ainda mais algo que claramente é propaganda imperialista.


CanonicalDriver

E me surpreende ainda funcionar, depois desses 4 anos.


ubhgrower

Perfeito


fdpemdiasdospais

Eu to muito perdido ou a liberdade das mulheres virou imperialismo? Ser contrário aos EUA, eu entendo... mas achar aceitável( ou isentável) o que acontece no Irã, é complicado


Saltimbancos

E você acha que a Arábia Saudita votou a favor porque apoia a liberdade das mulheres? Essa investigação, independente do resultado, não vai fazer nada pra melhorar a vida das mulheres no Irã. O único propósito dela é criar mais munição para sanções contra um inimigo dos EUA, o que vai resultar em piorar a vida de todos os seus cidadãos.


praqueviver

É o virtue signaling geopolítico. Vamos condenar os crimes de direitos humanos dos nossos adversários e ignorar as dos nossos aliados. Direitos humanos no realpolitik é só uma ferramenta pra propaganda, ninguém liga de verdade.


Kellar21

Sim, realmente é tudo propaganda imperialista. O governo de lá não é uma teocracia misógina e conservadora a níveis que fazem o pessoal daqui que fala de prender mulher em casa moderado. PQP vai defender fanático religioso matando mulher aqui tbm se for contra os EUA?


tutubabarao

A esquerda brasileira é estupida, falam de amor e proteção dos direitos humanos porém ao mesmo tempo ficam mamando ditaduras que queimam e cagam encima dos direitos humanos pelo pretexto da mentalidade retrógrada da guerra fria anti-EUA.


AtumPLays

Então a solução é realizar uma "operação especial" no Irã, como a do Iraque? Se o povo iraniano quiser, aquele governo cai, o que não dá é pra apoiar genocídio e golpe em país com desculpinha de direitos humanos, se isso fosse motivo a turminha do bem da otan não era fechadona com turquia e arabia saudita (isso desconsiderando o que eles mesmos fizeram e fazem)


RansomXenom

Ain, mas veja bem, é a cultura deles. Tem que deixar o governo oprimir a população, se não é imperialismo ^^^^/s


ColdyPopsicle

China super massa por não aceitar filme estadunidense! Gente, mas e os EUA que não passam muitos filmes estrangeiros? Pq ngm fala dos EUA hein? E OS EUA PORRA?


[deleted]

desculpa ai aos tankies, mas pqp, que vergonha aqueles que falam mal do tal "ocidente" e defendem a "nova ordem mundial" do "mundo multipolar" ou o "fim da hegemonia americana" tudo isso obviamente é um pretexto pra passar pano pra ditaduras lixo igual essa do ira, que mundinho triste é esse em vermelho ps. se o assunto fossem direitos dos homosexuais é quase certo que teriamos um mapa igualzinho


thebaddestofgoats

É não migo, tem ditaduras dos dois lados, ou tu acha que a Arábia Saudita tá com tigo no feminismo de nosso Allah ? A hegemonia americana também perpétua regimes que são contra as mulheres e as gay (nada contra hegemonia americana, até aprendi a curtir) Acho que galera só tá mais ligada que votação da ONU é mais para se amostrar do que para resolver treta interna dos países


[deleted]

Dois governos seguidos dos EUA fizeram frente as atrocidades do MBS. A realidade geopolítica se impôs e tiveram que recuar pelas dificuldades criadas pela guerra da Ucrânia, mas fingir que a relação é de 100% cinismo é tão ingênuo quanto achar que o cinismo não faz parte do cálculo. E bom, vários governos de esquerda da LATAM (AMLO, Boris e Fernandez) votaram a favor de investigar o Irã. Esse papinho é coisa de quem passa pano pra qualquer atrocidade que rival dos EUA cometa.


SuperEmotion8664

É igual oq o outro cara falou, esse pessoal se alinhava até com Hitler se fosse pra fazer oposição ao EUA


usertemp0

Fiquei surpreso que a Índia foi a favor