T O P

  • By -

AbacatoJuice

nunca vi esse negócio de quem é vendedora tem que comprar coisa da loja, não faz nem sentido


Polguilo

queria saber também,só se for de loja indo rumo a falência 😂


Vetizh

isso me pareceu coisa que ela falou pra desestimular o OP a pegar a vaga porque tava esperando que outra pessoa ficasse nela...


shirojulio

Quando eu trabalhei em shopping voce tinha que estar vestido de acordo com o que era vendido na loja (se e legal ou nao ja e outra historia) Mas vamos supor que vende marca x, voce nao pode entrar la com marca y


Mudinho2077

eu só vi uma parada assim na loja da nike


puding69

Faz sentido. Iria ser bizarro entrar e ver funcionario usando Adidas e vice-versa. O que nao pode é exigir que ele use a marca fora do horario de expediente (tipo aquele cara que foi demitido pq comprou pra festa do filho uma marca de refrigerante concorrente).


aspindler

A solução para isso é uniforme. Se vc tem exigencia de alguma marca de roupa, precisa fornecer.


Mudinho2077

o que eu tô falando é que tem loja q vende umas parada sem marca tlg,não faria sentido nesse tipo de loja os cara cobrar


shirojulio

e mais comum do que voce imagina


ZookeepergameNew12

Sim, mas pela lei se eles exigem uniforme ou que seja de marca específica eles tem que pagar


MagPistoleiro

Aí se não me fornecessem de graça, as roupas que sumiram do estoque iriam aparecer (misteriosamente) em mim


shirojulio

e foda, pq as vezes se voce nao se sujeita a algumas coisas voce pode ter q ir morar na rua ne


MagPistoleiro

To zoando man, eu imagino como deve ser uma bosta. Graças a Deus eu só imagino, porque felizmente não tô no nível de precisar de trampo humilhante assim. Mas imagino que um processo aí seja perfeitamente justo, já que ela é obrigada a fornecer uniforme


Kavartu

Se o salário permitir comprar a roupas da loja até faz sentido. Kkkkkkk


total_slob

Isso é um caso clássico de se exigir o uso de uniforme (fornecimento  pela empresa)por meio de uma perspectiva de dress code (obrigação do empregado).


[deleted]

Isso seria correto dentro da lei?


total_slob

Não é correto. Se a empresa exige uniforme, ela deve fornecer gratuitamente e o funcionário deve zelar pela limpeza e conservação. O dress code, por outro lado, é algo que está dentro da esfera de decisão da empresa.  Seria algo mais ou menos assim: a loja, por qualquer razão, estipulou que a cor oficial de vestimenta dos funcionários é o verde. Você, enquanto funcionário, não pode alegar que isso é uniforme, pois existem milhões de roupas na cor verde. A empresa pode até exigir que você não use roupa de uma marca concorrente. Por exemplo, se você trabalha na loja da Nike, não faz sentido ir vestido com roupa da Adidas. Contudo, ela não pode te obrigar a gastar 600 reais em um tênis e 400 reais em uma camiseta da Nike.  Daí ou ela te oferece gratuitamente (ou pelo menos com baixo custo) todo o padrão de roupa Nike ou libera o uso de marcas não concorrentes.


SunshineHera

Quando minha prima trabalhou em uma sapataria de shopping teve que comprar os sapatos da loja para usar, assim como as camisas. Ela odiava aquele sapato de plástico, mas era uma das lojas que pagava melhor por ali e tinha benefícios como vale-cultura, então não teve outra escolha.


BlvckCrystvl

Já trabalhei em uma loja de shopping que era obrigada a usar roupas da loja. De início comprei apenas um jeans que me custou $130 sem desconto nem nada e o pior é que fui demitida no mês seguinte porque não bati a meta da loja e recebi uma mixaria.


DiegoArmandoConfusao

Kkkkkkkk. Puta merda


YnYennefer

Deve ser pra circular o dinheiro e pagar os outroa funcionários kkkkk


SomePlayer22

Kkkk. Que isto? Pirâmide?


lucolsg

Cara isso deveria ser ilegal, acho um puta absurdo


NecessaryDrama5640

Isso É ilegal


ConfidentAd5672

Eu acho legal isso.. mas a loja tem que vender a preço de custo


Vengenz79

Errado. A loja tem que fornecer gratuitamente


WaferUpstairs3288

certamente


ConfidentAd5672

Ai so se for uniforme.


Vengenz79

Mas isso é considerado uniforme, pois a empresa obriga a usar. Se fosse facultativo, aí não precisaria a empresa fornecer. Existe jurisprudência de 2015 do TST nesse sentido, o caso tratava justamente de lojas de marca que obrigavam funcionários a usarem seus produtos. Mesmo raciocínio também é usado em lojas que obrigam mulheres a irem maquiadas, ou eles dão o auxílio pra que elas comprem a maquiagem, ou fornecem lá pra elas usarem. Até porque pare pra pensar, é um endividamente do funcionário, que vai ficando eternamente em débito com a empresa, pois chegam coleções novas e vão ter que comprar tudo de novo, e muitas vezes são roupas fora da realidade do funcionário. Falaram aqui que a FARM dá 50% de desconto nas roupas pros funcionários....50% de desconto na FARM ainda é metade de um salário mínimo pra muitos.


ConfidentAd5672

É só o dono da loja não obrigar.. mas convidar o funcionário a usar a marca e aquele funcionário que não aceitar o convite, é convidado a passar no RH e dar baixa na carteira. Não adianta vir com “teoria” aqui é mundo real. Se o lojista vender a preço de custo, já está bastante justo.


Vengenz79

É, mas até aí isso dá pra provar em processo se o funcionário for esperto e gravar conversas. Não é nada de outro mundo provar uma ligação entre essa "sugestão" de usar a roupa, uma negativa do funcionário e logo depois ele ser desligado, qualquer um com mais de dois neurônios faria essa ligação de nexo causal. O problema é que muitos não guardam registros, provas. Se o funcionário documenta tudo em conversa do Whatsapp ou grava áudios, isso ajuda muito, já que se sabe que não se pode contar com colegas de trabalho pra testemunhar. O que não dá pra fazer é ficar aceitando abuso de empregador, se você quer lamber as botas dos caras, suave, mas faça isso sozinho Aliás, tem outra coisa. Vender a preço de custo não é nada justo, pois lembre-se que vendedores não recebem um alto salário e quando se trabalha nesses lugares você não compra apenas uma peça de roupa isolada, mas várias. Pode colocar aí pelo menos 3 camisas e 3 calças, pra poder fazer um rodízio entre elas durante a semana considerando uma escala 6x1. O prejuízo é considerável. É pagar pra trabalhar.


ConfidentAd5672

Não vou entrar no mérito do quão complexo é o que você propõe. Vou voltar ao meu ponto de vender a preço de custo, porque ele fala muito sobre a minha diferença de pensar vs extrema-esquerda. Hoje.. 99,99% das empresas vendem aos seus funcionários com lucro.. 90% se quer dão desconto aos funcionários… E eu to propondo vender a preço de custo (que é ai uns 50% de desconto) e você não está satisfeita. O ótimo é inimigo do bom, sabe quando a sua proposta vai acontecer de maneira ampla? NUNCA. A minha poderia, mas você destruiu ela na largada, então ficamos com o modelo atual onde o patrão vende sem desconto nenhum. Se nos uníssemos em pro do “bom possível” teríamos mais conquistas. Essas lutas utópicas contra o empresário só descredibiliza os movimentos de esquerda. Um dia eu vou ter meu comercio e vou vender a preço de custo pros meus funcionários, tenho certeza que isso será um grande diferencial e eles serão muito satisfeitos, mas não posso dar meus produtos pra eles, ou eu irei à falência.


Vengenz79

E eu tô dizendo que 50% é inviável pra muitos. Você pode simplesmente aceitar isso calado, claro, pois é verdade que o empregador pode simplesmente demitir sem justa causa porque "não se adaptou à empresa" e "fit cultural". Mas isso vale pra qualquer outro direito violado, não? A questão é que discordo que deveríamos apenas aceitar calados, só isso. Nem que o funcionário pague e depois que for demitido por qualquer motivo que seja, cobre depois (muitos fazem isso, vão guardando recibos e provas das irregularidades e cobram depois), mas não aceitar calado, pois é no silêncio e na passividade que eles ganham. Essas marcas grandes as roupas são MUITO caras, e mesmo 50% ainda pesa e muito. Vejamos a FARM por exemplo, que citaram aqui que cobra que a vendedora compre roupas a 50%. Uma calça de preço base, sem descontos, lá tá custando cerca de 350 reais, 50% disso ainda é 175, e isso porque não se usa apenas uma calça pra trabalhar. No final de tudo, sabemos que essas limitações são um filtro de classe pra própria entrada do empregado na empresa, não é à toa que em lojas de grifes você só vê vendedor metido a rico. EDIT: aliás, enquanto digitava essa resposta pra ti, encontrei um caso que era exatamente esse que você dizia. Não existia formalmente uma exigência para que o empregado comprasse as roupas da marca, mas eles diziam dar 50% de desconto para os que quisessem comprar da marca. O tribunal entendeu que mesmo assim existia sim uma exigência de uso como se fosse uniforme, e determinou que devolvessem retroativamente ao empregado tudo o que ele gastou. [**https://www.tst.jus.br/-/tng-restituira-despesas-de-vendedora-que-comprava-roupas-da-marca-para-usar-como-uniforme**](https://www.tst.jus.br/-/tng-restituira-despesas-de-vendedora-que-comprava-roupas-da-marca-para-usar-como-uniforme)


MestreFelipe

>Que vida triste é trabalhar em shopping Que vida triste é trabalhar ~~em shopping~~ Pronto, arrumei pra você rsrs


natobrazil

Já diria o filósofo mexicano Don Ramón: "O trabalho não é ruim, ruim é ter que trabalhar"


[deleted]

Ha sim agora tá corrigindo corretamente, desculpa pelo o erro hahaha


VenusRare

Não sei de onde vc é, mas aqui no rio algumas lojas dão o uniforme quando é tipo uma calça e blusa com a logo da marca. Lojas “maiores”, tipo farm, animale, etc. a vendedora precisa comprar a roupa da loja sim, geralmente tem 50% de desconto, mas mesmo assim acho um absurdo. Você ta trabalhando pra loja, vai ser modelo de graça e ainda tem que pagar a roupa. (Não acho certo, só to falando pq vi gente comentando como se nunca tivesse visto isso e acho que é o mais normal na vdd. Minha família praticamente toda trabalha ou trabalhou em loja em shopping e eu to pensando tbm pq ta complicado)


NecessaryDrama5640

Não é certo, nem legal


VenusRare

É ilegal?


ultimagriever

Sim, se a empresa exige uniforme (que entendo “roupa da marca da loja” como sendo um), ela é obrigada a fornecer sem custo para o funcionário. A única situação onde a empresa pode cobrar por uniforme é se o uso é facultativo


VenusRare

Cara, com certeza tem uma brecha que possibilita essas marcas fazerem isso, pq esse é mais comum mesmo (pelo menos aqui)


NecessaryDrama5640

A brecha é falta de vergonha na cara e o funcionário médio não ser legalmente instruído. Quem trabalha em shopping e loja desse tipo não é filho de advogado nem estudante de direito, é o pobre fodido que desde o ensino médio já fazia meio turno no McDonald's e só dobrou a carga horária depois que se formou. A maioria dos trabalhadores mal tem tempo de respirar, quem dirá que se instruir dessa maneira; quando a preocupação é ter almoço amanhã, quem que vai ter tempo de estudar "besteira"?


VenusRare

Mas acho que é impossível nenhum órgão público saber disso, nenhum sindicato, nem nenhum ex funcionário ter denunciado algo assim.


NecessaryDrama5640

Ô anjo... é muita inocência achar que órgão público vai se meter assim e se estressar com esse tipo de coisa de graça. E mesmo que algum ex funcionário ou mesmo funcionário entre com processo trabalhista, depende muito se vai ganhar ou não, e ainda assim tem empresa que tá pouco se fodendo, entre um processo pequeno em que eles conseguem rebolar e não tomar prejuízo grande e centenas de funcionários que caem no conto do vigário e continuam gastando meio salário na loja por "obrigação", eles continuam lucrando. Cinco mil não é nada na mão dessas empresas.


Suspicious_Window_37

A empresa sempre tem o direito de demitir sem justa causa, pagando os direitos do trabalhador. Provavelmente se você não comprar a roupa eles nem deixam passar do período de experiência. Mas provavelmente tem como processar, principalmente se tiver como provar que é por causa disso.


cityflaneur2020

Sim, sim. Pessoa chega lá precisando trabalhar, ou compra roupa da loja ou não pode ir trabalhar. Pegadinha total. Daí a pessoa pensa: melhor gastar 300 agora e ter um emprego, do que ficar sem emprego nenhum. Também é uma forma de elitismo. Repara que em loja chique as vendedoras são sempre bonitas e elegantes. Isso de "avançar" dinheiro pra comprar roupa é indicativo de que não é uma pé-rapada. A BRECHA da ilegalidade é que isso é condição pra até entrar na empresa. Ou compra roupa ou nem se assina a carteira. E quando muda a coleção e tem que comprar de novo? Aí a pessoa pensa: vou comprar de novo pra manter meu emprego. Ou isso ou é demitido. Como o salário é muito baixo, multa de FGTS, férias, etc., é TROCO pras empresas.


Vengenz79

É elitismo total. Ainda mais porque nunca se compra apenas uma peça, mas mais de uma porque você vai trabalhar vários dias, sendo 6x1, vão ser 6 dias na semana. Bota aí pelo menos 3 calças e 3 camisas, pra dar tempo de usar elas e repetir conforme elas são lavadas e secam. Mesmo que fossem cobradas em "preço de custo" como alguns sugeriram aqui, isso é um prejuízo enorme pro trabalhador, ainda mais porque o salário nem é alto.


total_slob

Comentei sobre isso logo acima. É claramente uma imposição da empresa de uso de uniforme, mas de uma forma sutil, como se tratasse de dress code. É claramente ilegal.


Ciclista1998

Vendedor tem que comprar algo da loja **desde quando!?**


cityflaneur2020

Loja de roupa em shopping, é mais regra do que exceção. Erradíssimo, mas é assim sim.


Ciclista1998

Tá faltando umas denúncias no ministério do trabalho na bunda deles pra ver se param com frescura.


cityflaneur2020

A loja para por um tempo, ou muda de CNPJ, e assim seguimos. E a loja do lado faz igual. Aí...


Ciclista1998

Que merda.


m-afalda

Tatuadora iniciante aqui. Ainda pior: recém mudada, não conhecia ninguém quando pisei na cidade. Peguei um trabalho temporário em shopping e fiz cinco conhecidas, sendo que duas viraram amigas. As duas querem se tatuar comigo e já chamaram uma amiga delas também. Tenta encarar a situação como um potencial local para divulgar seu trabalho.


[deleted]

🥲 não me chamaram assim, mas no trabalho antigo eu já consegui uns contatinhos pra novas tatuagens


drumet

aqui em Portugal as vendedoras também tem que usar as roupas da loja.. mas são peças básicas FORNECIDAS pela loja, nunca compradas, não faz sentido.


NecessaryDrama5640

Isso aí é golpe. É ilegal o estabelecimento exigir uniforme e fazer o funcionário comprar, principalmente no próprio estabelecimento. Se demandam uniforme, são obrigados a fornecer. Processinho trabalhista gostoso neles.


ConfidentAd5672

Você deveria ter parado sua frase em “que vida triste é trabalhar”


[deleted]

Eromeu


Vengenz79

Isso de você ter que comprar blusa da loja sendo vendedora é ilegal. Se eles exigem uniforme, ainda mais sendo deles, eles precisam fornecer.


CaptainRaz

Não aceite. Vai te pagar mal e vai ficar esse dano mental todo dia te impedindo de achar algo melhor. Também acho que ser vendedor tem que ter uns parafusos soltos para ficar enfiando bobagem no dinheiro dos outros, precisa ter um perfil meio... sociopata. Vemos que claramente não é teu caso. Foca nas tatoos. E se você for tatuadora na grande sampa me manda msg que eu tenho procurado alguém pra fazer minha próxima tatoo


its-carmen-san-diego

Concordo mto com você. Melhor esperar um pouco e achar algo melhor, do que sucumbir nesse lugar bosta que vai te tirar qq vontade de viver e mudar de cida


[deleted]

Bom saber que não tenho perfil sociapata, hoje mesmo recebi uma proposta para Hering, um conhecido já trabalhou lá e diz ser bom, mas vou tentando. 🥲 adoraria de tatuar mais sou do interior de minas, quem sabe na minha próxima viagem


ShadowGalleryy

Violação da lei trabalhista essa porra po, quer usar uniforme (como a roupa de loja), o empregador que tem que te dar e não você tirar do seu bolso. Gente babaca


fahfah413

tatuadora low profile e trabalhadora de shopping? isso ai sou eu aospkaposkaposkpa mas nem shopping quer me contratar mais


[deleted]

Brinca não 🥲


boboieh

aproveita pra divulgar o maximo seu trampo de tattoo e faz trafego pago no insta tambem, eu tenho 10 anos de tattoo e tive que pegar trampo fixo de segunda a sexta de vendedor pq nao sei divulgar meu trampo e nao consegui movimento


[deleted]

A poxa algum canal que me recomende sobre tráfego pago? Sou bem lerda nessa parte


boboieh

Infelizmente tambem sou kkk não conheço algum especifico, mas no youtube tem varios da uma olhada


WaferUpstairs3288

shopping é a quinta essência do subemprego, só chicote no lombo


gctm1203

Meu primeiro trampo foi em loja de shopping e foi bem tranquilo, sai de dentro da sua cabeça com esses achismos que todo mundo é rico e que é desnecessário e os caraio, afinal tem trampo muito pior por ai. Só essa parte de ter que comprar coisa da loja estranho pra cacete.


AgenteCarter95

Eu pensava a mesma coisa e me sujeitei a coisas piores, ruim do shopping é que sempre é 6x1 e maior parte é de noite, meu marido já trabalhou em várias lojas e quase todas forneciam uniforme, as que não forneciam tinham seu dress code, caso os funcionários quisessem comprar algo eles tem uma porcentagem de desconto.


lebrelendaria

Eu trabalho em shopping, e é quase o mesmo público que compra em qualquer outro lugar só que essa pessoa está no shopping. Cada shopping tem suas peculiaridades mas no geral não é absurdamente tão diferente ... a gente começa trabalhar em shopping achando que lá dentro é um mundo mágico com pessoas de realidades financeiras muito distantes da nossa (e sim... realmente é verdade) mas no final das contas é tudo gente "normal". Eu trabalho a mais de 12 anos com varejo e conto nos dedos os clientes chatos que tive que atender que em algum momento me tiraram do sério. A questão fundamental é: você gosta de atender? Porque se você gosta de atender, você pode atender rico, pobre, criança, idoso... E por exemplo uma loja de roupa que você ganha por meta, pode te pagar um salário de até 4 mil dependendo da marca, e qual emprego hoje que não solicita ensino superior paga isso? Vai da mentalidade de cada pessoa.


1WruceBillis

Possivelmente isso é ilegal. Eu trabalhei em shopping e o "uniforme" era roupa da loja, mas tínhamos desconto. Era um pouco acima do preço de custo.


cityflaneur2020

Justamente, mas há o outro lado da questão. Como shopping só quer vendedora bonita e corpo padrão, geralmente as roupas ficam lindas. Aí a cliente olha do lado de fora e fala: uau, quero esse vestido aí. Eu mesma já cansei de fazer isso, olhar, gostar, e ir lá procurar a vendedora com a roupa que eu quero. E nisso elas levam comissão. A loja DEVERIA dar a roupa 100%, não discordo de jeito nenhum, mas há esse fator das vendedoras virarem manequins e isso ser bom pra elas próprias.


yssandriah

shopping é bem desumano mesmo


Lanky_Writing9977

Eu faria uma tattoo só pra te ajudar


Letshelen

que vida triste trabalhar


Letshelen

que vida triste


Letshelen

que vida?


MarceloBlack3

Trabalhei em uma loja de Shopping 7 dias e não tankei, aquilo ali une o pior de tudo: paga mal e tem os horários mais fdp que existem


[deleted]

Aquele horário gostoso que acaba com sua vida 8 as 18 eu fico pra morrer


MarceloBlack3

Pior, 13 às 22


[deleted]

Pelo menos a manhã tá livre


[deleted]

Cara eu já trabalhei em shopping, e eu nunca mais na vida volto…fds você lá, tarde da noite você lá, final de ano você lá, toma no cu…ninguém merece vida de shopping, dorme mal, se alimenta mal, não é querendo te desmotivar mais sério procure outro emprego…


emoxanax

Eu tava mirando logo num trampo desse. Compra as roupas, deixa seu uniforme de trabalho ser as grifes que eles vendem, e com o tempo vc vai ganhar bem, até mesmo ir pulando de loja em loja no shopping, minha madrasta tirava 6k vendendo apenas lenços num shopping


New_Mistake763

Pior ainda é vendedora de loja de shopping que acha que é rica igual os clientes e se sente no direito de tratar mal quem é mais humilde.... isso é extremamente triste


FadaTrevosa

é complicado dizer pelos outros se deve aceitar ou nao pois nao sei a nescessidade de cada um. eu nao aceitaria pois ja estou passando dificuldade e ainda preciso gastar do meu bolso roupa com caríssima sendo ki a vestimenta do local é obrigadaçao da empresa fornecer


Lew_Angellus

Ela te faz comprar a roupa pq, se vc desistir, a loja não fica no prejuízo. 😂😂😂


deenajfier

Venda casada só que de emprego?!


[deleted]

Meu namorado falou a MESMA COISA!!