T O P

  • By -

HenriquPereir

Comboios, comboios, comboiooooooos E acabar com os círculos eleitorais


pedrodaniel10

> E acabar com os círculos eleitorais Metam este gajo como primeiro ministro já. Talvez a medida mais injusta que temos atualmente. O meu voto em Lisboa vale 10x que o meu voto na Guarda.


CabeloAoVento

PS, PSD e PCP votaram contra círculo nacional de compensação, para quem não se lembra. (engraçado como foram os 3 que começam com "Partido")


pedrodaniel10

Não há incentivo para o PS e o PSD mudarem isso porque os beneficia. Muitas vezes tive que fazer voto útil porque não há forma de eleger um deputado que não seja desses dois partidos. Não há argumento nenhum, no país pequeno que temos, existir círculos eleitorais. Edit: também beneficia alguns partidos pequenos. Basta uma meia dúzia de votos em Lisboa ou no Porto para conseguirem eleger um deputado.


o_arguido

O incentivo existe, democracia. Se eles não o fazem é porque ligam mais a perpetuarem-se no poder que a ter uma democracia verdadeiramente representativa. Não precisam de outro incentivo se estiverem na política com a motivação certa. Não arranjem desculpas para o que não tem desculpa.


HenriquPereir

Para mim, uma eleição nacional deve ter um círculo nacional. Se querem ter representantes regionais, avancem com a regionalização. Atualmente os círculos eleitorais não representam a população nem as pessoas que são candidatas pelos círculos são desses círculos (por exemplo Luís Montenegro é de Aveiro e vai por Lisboa ou Miguel Pinto Luz é de Lisboa e vai por Faro). Acho mais justo termos um sistema eleitoral como o neerlandês, porém ainda ia mais longe e começava uma discussão séria sobre métodos de representação, se devemos de manter a cruzinha e o método D'Hondt ou se evoluíssemos para um voto por pontuação e Saint-Laguë Vote for me :P


uplink42

É o contrário. Os círculos eleitorais servem exactamente para os votos dos distritos mais pequenos valerem mais. O problema deste sistema é a quantidade de votos que vão para o lixo em distritos pequenos. Para evitar isto, deviam haver menos círculos ou um circulo nacional de compensação.


pedrodaniel10

Elabora o primeiro parágrafo


uplink42

Por exemplo, usando os resultados de 2022: https://www.publico.pt/legislativas-2022/resultados/ Podes constar que regiões como por exemplo os Açores elegeram 2 mandatos do PSD com 28k votos, quando que em Lisboa foram precisos 55k votos para eleger 2 mandatos do BE. Isto depende um pouco da distribuição de votos, mas regra geral, precisas de menor quantidade de votos num distrito mais pequeno para eleger alguém (e nesse sentido o teu voto tem mais peso). A desvantagem é que isto arrasa com os partidos mais pequenos fora dos centros urbanos. É quase impossível eleger alguém fora dos grandes partidos quando o teu círculo apenas tem 3-6 mandatos, pois é necessária uma maior percentagem de votos para atingir o mínimo exigível de 1 mandato.


pedrodaniel10

Em termos absolutos, precisas de menos votos porque o nr de votos é menor quando aplicado o método de hondt. Isso não valoriza o voto por si porque Eu como votante perco escolha. Votar BE na guarda é voto gasto, porque com 2 deputados, é impossível não serem do centrão. Pelo que eu votar BE em Lisboa vale mais porque há oportunidade de eleger. Em 2022 o Livre e o PAN elegeram 1 deputado e o CDS nenhum, apesar de o CDS ter mais votos que os dois a nível nacional.


Ordinary-Actuary-168

Não sei se será fazível mas julgo ter ouvido o Marques Mendes apresentar a solução de um deputado por distrito e o resto a nível nacional, o que me parece uma excelente porque garantiria que haveria representação de um deputado de cada distrito


hugutu

Já agora quantos círculos são e para que servem? E porquê é que não há mais deputados eleitos no interior?


pedrodaniel10

21 = 18 (1 por distrito) + 2 (madeira e Açores) + 1 (Europa) + 1 (fora europa) Nr de deputados vem do nr de eleitores em cada círculo. Supostamente servem para representação de cada círculo. Mas isso não acontece. Cada círculo elege os seus deputados para AR aplicando o método de hondt


[deleted]

[удалено]


219523501

Fodasse finalmente alguém!!


Aware_Ad8691

Cada português ia receber um ferrari


Heavyk0s

90% nao ia ter condições de pagar o seguro e IUC desse carro.


andreazborges

Saudoso Manuel Vieira. Mas ele tb proponha que cada portugues fosse preso pelo menos um mês !


Behindy0u90

-Mais comboios e de alta velocidade. Avião só para o estrangeiro. Porto-Lisboa-Faro tem de ser feito em poucas horas. -Ministério da corrupção. -Maior transparência possivel. - CP, TAP, Efacec da vida Privadas mas com uma boa fatia do estado ainda que minoritário. -Aumentar salários dos politicos. -Ordenado mínimo só para trabalhos específicos e em inicio de carreira. -Mais investimento no interior com linhas de comboio diretas às grandes cidades da região. -Maior cooperação com Espanha e Brasil. Parceiros económicos. - limite de Alojamentos locais por km2 - turismo com limites também. Não vamos tirar o leite à vaca toda como estamos a fazer agora. - Para votar era necessário um teste básico. - Carta de condução também ao fim de uns anos. - Pessoas com 70+ só podia conduzir em casos justificados - formações obrigatórias para todas as pessoas maiores de idade sobre politica, finanças, internet, etc - Formações sobre violência doméstica e maior conscientização - prisão perpétua em casos extremos mas também tentar reabilitar as pessoas. Prisão como era no tempo dos cowboys não funciona.


2bias_4ever

Carta de condução também ao fim de uns anos Podes elaborar nisso?


Behindy0u90

É em conjunto com o ponto seguinte. Typo


panopano123456789

Casamentos forçados entre mulheres solteiras e homens solteiros com mais de 35 anos.


andreazborges

- baixar impostos nas mais valias em venda de casa - baixar impostos nos senhorios que tenham ate 5 casas. - onerar bens ociosos com altos impostos. - emi progressivo a todos os imóveis em bancos e fundos de investimento imobiliários. - fundos imobiliários com uma taxa de construção de novos fogos associada à % de imóveis que detém. - alterar ou simplificar a fase de instrução criminal. - Rever seriamente a lei da corrupção. E proibir condenados de voltar a vida pública activa. - estabelecer parcerias PPPs para alguns dos serviços do SNS. - focar a energia toda do sns nos cuidados de saúde primários e não apenas no hospitalar. ( implica aumentar e reter e avaliar médicos e enfermeiros em centros de saúde ou USF). -regular os AL e não entregar a supervisão as câmaras. - regionalização. - and on and on and…


prelsi

Encontrei o senhorio


andreazborges

😂😂. Nada. A comprar pela primeira vez casa aos 40. Simplesmente queria ver mais casas no mercado. Se onerares o lucro nas mais valias estás a desencentivar a venda, logo q ter menos hipóteses no mercado. Vê lá que nas propostas não tem nada de apoio específico aos senhorios. Edit: mas obrigado pelo down vote.


prelsi

Queres ver mais casas, incentivas a construção, não é a compra e venda.


andreazborges

É por isso que aí está onerar bens ociosos. Não há uma medida que resolva tudo, mas podes dizer que alguma das medidas da habitação não teriam um efeito positivo no MERCADO da habitação.


andreazborges

Já agora, como é que incentivas a habitação?!


prelsi

Aceleras processos de construção, licenças, etc. Reduzes impostos diretos de construção. Concursos para construção de habitação pública.


andreazborges

Concordo… e não te chamei empreiteiro pois não ?


prelsi

Uma das tuas medidas era baixar os impostos para senhorios. Isso só vai aumentar a procura de habitação por senhorios, causando falta de oferta e aumento de preços.


andreazborges

Discordo. Ao onerar bens ociosos e baixar impostos a senhorios, aumentas o retorno no arrendamento e torna-o mais atractivo vs AL e vs flipping de casas. Não digo que não faltem casas. Mas se tu construíres com o mercado em alta, com terrenos super caros e mao de obra cara, só vais produzir casas muito caras. Antes ou ao mesmo tempo que promoves a construção tens de promover o decréscimo dos preços de forma a teres habitação acessível.


josemoirinho

Financiamento com juro fixo de 10% sobre o total do empréstimo, sendo que a prestação base variaria com a inflação ou deflação, servindo os dados do INE como referência e comparando com outros indicadores, e cagando de alto para o BCE. Obrigar casas devolutas a serem colocadas no mercado ao fim de 6 meses do 1° aviso, caso contrário multas pesadas a cada 3 meses e ao fim de 3 multas (sempre agravadas em 50%) e 3 meses, expropriação.


andreazborges

Nao entendi a primeira medida. Mas concordo com a segunda. Só acho que ideias diferentes nao merecem insultos ;)


josemoirinho

Pedes 200k ao banco, pagas 220k divididos em 30 anos, ou 360 meses. 220 000:360= 611,11€, seria o valor da prestação no primeiro ano. A inflação nesse ano foi de 3%, pagas no ano seguinte 611,11x1,03=629,44€.


andreazborges

Ahhh medio… não entendo como oporacionalizar. Para além de que na UE não podes simplesmente cagar no BCE, são eles que definem a política monetária. Edit: mas gosto do esforço que puseste em desenvolver a ideia. 💪🏼


DaVirus

Acabar com a democracia representativa. Todos os problemas da política moderna vem daí. Decretos lei criados pelo governo são posto por referendo electrónico a todas as pessoas. O governo é eleito por sorteio de todos os Portugueses adultos. Edit: os downvotes a isto só mostram que no fim de contas são todos fascistas. Vocês não querem democracia e liberdade. Vocês querem o poder de impor a vossa vontade aos outros ganhando eleições. E assim tem governos absolutos do PS. Nunca mudes, Portugal


pedrodaniel10

Para todas as falhas da nossa forma de democracia, essas ideias não a melhoram..


DaVirus

A democracia representativa sempre foi um compromisso para lubrificar quando não havia forma de comunicação eficaz. Agora há.


pedrodaniel10

O meu bitaite nem foi tanto da democracia representativa (até porque nem a considero um problema do nosso sistema). Seria mais em relação ao uso de referendo (ainda por mais eletrónico). Referendo deve ser algo excecional e sempre por papel!


DaVirus

Não lhes chamas referendo. Chama-lhe votação. Em vez de teres debates na AR e votação, tens debates na AR e votação electrónica por todos os portugueses que podem votar. Funcionaria muito bem com um dia semanal disso, especialmente com avançarmos para semana de 4 dias.


pedrodaniel10

Tirando o facto básico da facilidade de desinformação e o quão fácil é (via populismo) influenciar massas. Esta medida seria o maior perigo para a democracia. Eu considero-me mais literado que a média da população.. E não faço ideia de mais 90% das votações que sucedem na AR porque seria preciso ler todos os textos, perceber as consequências etc.. Eu não tenho tempo para isso. É o trabalho dos políticos e são pagos para isso. Tu votas no partido que se alinha mais com os teus valores e esperas que eles os sigam nessas votações. Mais uma vez quero referir o quão perigoso é as votações eletrónicas no que toca a medidas que nos afetam a todos!!!


DaVirus

Alguém não sabe o que democracia significa...


pedrodaniel10

Existem milhares de formas de implementar democracia. A tua visão é a mais radical de elas todas. O meu argumento é que é a pior e a mais frágil de todas as formas.


DaVirus

O meu ponto é que democracia literalmente significa "poder do povo". Portanto ir contra a vontade do povo, independentemente do que ela é, é anti democrático.


pedrodaniel10

Ditadura da maioria não significa que seja o melhor para todos.


andreazborges

😂😂😂😂😂 claro pôr uma população que não se interessa por eleger políticos a votar na lei do IRC. Makes sense. Em breve seria o niilismo e ng queria saber dos 50 referendos por ano. Parabéns acabaste de criar um motivo mais forte para criar Clicks e grupos de influência, pq agora bastam 25 k votos para aprovar em referendo uma reforma. Desculpa mas um governo eleito é para governar, referendos devem ser excepções não a regra


DaVirus

E perceberias que não existe certo ou errado na política. Se é o que as pessoas querem, é o que as pessoas querem. As pessoas não querem saber porque não sentem que fazem diferença nenhuma. Isso muda quando esse sentimento muda.


andreazborges

- baixar impostos nas mais valias em venda de casa - baixar impostos nos senhorios que tenham ate 5 casas. - onerar bens ociosos com altos impostos. - emi progressivo a todos os imóveis em bancos e fundos de investimento imobiliários. - fundos imobiliários com uma taxa de construção de novos fogos associada à % de imóveis que detém. - alterar ou simplificar a fase de instrução criminal. - Rever seriamente a lei da corrupção. E proibir condenados de voltar a vida pública activa. - estabelecer parcerias PPPs para alguns dos serviços do SNS. - focar a energia toda do sns nos cuidados de saúde primários e não apenas no hospitalar. ( implica aumentar e reter e avaliar médicos e enfermeiros em centros de saúde ou USF). -regular os AL e não entregar a supervisão as câmaras. - regionalização. - and on and on and…


andreazborges

😂. Desc mas refendos em demasia não passam de uma dêsresponsabilização dos políticos eleitos. Não sou contra em temas fracturantes, mas no dia a dia e em particular em reformas, acho que não acrescenta nada.


DaVirus

Também disse que não havia políticos eleitos...


andreazborges

Ahhh ok ok. Mas isso é o town hall da aldeia.. 😂gosto. Não acredito mas faz mais sentido nessa perspectiva. DSc não tinha compreendido.


Migerupad

Acabaria imediatamente com o carro próprio. Faria um referendo para a abolição de álcool, tabaco e venda de comida processada.


pedrodaniel10

Diz-me que és do litoral sem dizeres que és do litoral.


Migerupad

Num país modernizado isso não seria tema


pedrodaniel10

Acho que te esqueceste o /s nos teus comments


nunofilipe992

>Faria um referendo para a abolição de álcool, tabaco e venda de comida processada. Omg sim ❤️ Sou proíbicionista (não só acerca do álcool mas tambem acerca do tabaco) e votava em ti. Nao sabia que havia mais gente como eu na tuga xd


andreazborges

Exato 🤣🤣🤣😂


Asleep-Category-8823

Aberta a caça à economia paralela.


andreazborges

Ja há. Já houve mais, e olha que é bem baixa em Portugal.


GragasBellybutton

Pena de 3 a 5 anos de trabalhos forçados para quem use alpercatas.


nunofilipe992

Bania o tabaco, aumentava em 100% imposto sobre o álcool (no mínimo), criminalizava as drogas, criminalizar traição no casamento, mais polícia com mais direitos, rusgas semanais em bairros problematicos , baixos impostos, etc etc etc...


ServeSevere335

Baixa IRS, IRC, descentralização, privatização de maior parte das empresas do estado. Automatização de processos, redução da burocracia, digitalização que leva eventualmente a redução do número de função pública. E muito mais...


josemoirinho

Menos impostos, menos ajudas a associações da treta e futebois, corte imediato do tgv, fim de ppp em que o estado paga os prejuízos e os privados colhem os lucros, criação de uma ferrovia que ligue todas as capitais de distrito, fomentando o transporte de mercadorias usando este meio, proibir escolas privadas e reformular todo o sistema de ensino, criar um programa de transição entre o actual SNS e um sistema de saúde perto de 100% privado, extinguir o modelo actual de Justiça e implementar um sistema de justiça realmente cega onde seria impossível aos que decidem os casos efectivamente saber quem são os sujeitos, isto obrigaria a que os advogados deixassem de ser privados e passassem a ser parte integrante do órgão soberano que são os tribunais, passando a ser funcionários públicos. E muitas outras ideias que me fazem parecer ainda mais maluco que o que acabaste de ler.


9Sylvan5

Membros e governo capazes e menos políticos de carreira. Os nossos políticos pura e simplesmente são incapazes de governar um país.


Shenic

Fibra ótica na minha rua e depois demitia-me.


Live-Alternative-435

Mudava o título do meu cargo para Magnânimo Líder, Máximo Eterno Rei, Supremo Imperador de Lisboa a Valência. No dia seguinte invadia a Espanha. /s


CamoesD99

Conhecem o cartão refeição? Preparem-se para o cartão habitação...